segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Ministro das Relações Exteriores do Brasil propõe em Cabo Verde concertação entre CEDEAO e CPLP para estabilização da Guiné Bissau

António Patriota
Ministro das Relações Exteriores do Brasil

A situação sociopolítica na Guiné-Bissau foi um dos temas em destaque nas conversações de António Patriota com o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores.

Praia - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, fez sexta-feira uma breve visita a Cabo Verde para manter conversações com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Borges, sobre a cooperação bilateral e trocar impressões sobre as grandes questões regionais e internacionais da atualidade.

A deslocação do chefe da diplomacia brasileira a Cabo Verde inscreve-se também no âmbito da concertação político-diplomática que o governo do Brasil está a levar a cabo com países amigos tendo em vista a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), a ter lugar este mês, em Nova York.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil chegou à Cidade da Praia proveniente do Senegal, onde também manteve encontros com os governantes deste país.

A situação sociopolítica na Guiné-Bissau foi um dos temas em destaque nas conversações de António Patriota com o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores.

A este propósito, o chefe da diplomacia brasileira revelou aos jornalista que ele tem estado a conversar com homólogos de vários países no sentido de juntos encontrarem estratégias capazes de produzir resultados concretos em termos de estabilização e que possam garantir a democracia e as condições de desenvolvimento naquele país lusófono.

Para o efeito, António Patriota propõe a realização de "um diálogo construtivo e uma coordenação que esperamos ser a mais eficaz possível entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)".

O chefe da diplomacia brasileira considera que Cabo Verde, "um país que tem participação nesses dois mecanismos", tem um papel importante a desempenhar no diálogo que deve existir entre a CEDEAO e a CPLP para a resolução da crise sociopolítica que se instalou na Guiné-Bissau, após o golpe de Estado de 12 de Abril passado.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores disse que o Brasil gostaria também de trabalhar em Nova York "sob o guarda-chuva das Nações Unidas, porque afinal o Conselho de Segurança se pronunciou sobre a situação na Guiné-Bissau, adotou uma resolução e encomendou a coordenação entre diferentes mecanismos, envolvendo também a União Africana".

Também o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, acredita que a Assembleia Geral da ONU poderá ser um momento oportuno para, mais uma vez e de uma forma coordenada, tentar encontrar uma solução para aquele país da CPLP.

"A nossa preocupação é que essa situação de impasse não pode continuar, não pode prevalecer, atendendo que os impactos sobre a vida e o desenvolvimento do país são bastante fortes e negativos, pelo que nós pensamos que, de facto, vamos todos continuar a trabalhar para melhorar essa situação", sublinhou.


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público