terça-feira, 4 de setembro de 2012

Na Guiné-Bissau combate à Sida, Malária e Tuberculose, estão em perigo

O combate e tratamento da Sida, Malária e Tuberculose está praticamente parado na Guiné-Bissau e os hospitais vivem "situações dramáticas", porque o Fundo Mundial criou entraves ao financiamento, disse esta segunda-feira em Bissau um responsável do sector.

A informação foi dada à agência Lusa por Carlos Ribeiro, presidente da Comissão de Coordenação Multissectorial (CCM), mecanismo criado no âmbito do Fundo Mundial e que se destina a envolver a sociedade civil, privados, o governo e doadores na gestão criteriosa dos dinheiros do Fundo. A Comissão está reunida esta segunda-feira em Bissau.

De acordo com o responsável, a luta contra o VIH-Sida, a Tuberculose e Malária está "praticamente nas mãos" do Fundo Mundial, que agora está a criar entraves ao financiamento devido ao golpe de Estado ocorrido no país a 12 de Abril passado.

O Fundo Mundial "não quer dizer abertamente que estão a suspender os apoios porque houve um golpe de Estado e que os países que o financiam não estão dispostos a colaborar com um governo que não reconhecem", diz só que quer assegurar-se de que há menos riscos no uso dos recursos, disse Carlos Ribeiro à Lusa.

O Fundo Mundial foi criado em 2002 e é uma organização internacional que junta dinheiro para distribuir por 150 países, apoiando-os na luta contra as três doenças. Os Estados Unidos e a União Europeia são dos principais financiadores do Fundo.

Para tentar "mostrar que o golpe de Estado não deve ser razão para se suspender a luta contra as três doenças" reuniu-se esta segunda-feira a CCM. "A nossa preocupação é a de que as condicionantes que são postas acabam por tornar praticamente como suspensa a disponibilidade de dinheiro para a continuação da luta", alerta Carlos Ribeiro.

Em causa estão apoios na ordem dos 60 a 70 milhões de dólares (47 a 55 milhões de euros), segundo Carlos Ribeiro, que pergunta: "eles dizem que não querem pôr em causa o tratamento de doentes, mas se não pagam salários como é que os medicamentos vão ser distribuídos?".

No Hospital de Cumura (arredores de Bissau) a "situação é dramática", garante o responsável, acrescentando que sem pagamentos de salários as pessoas que foram capacitadas pelo Fundo vão-se embora, "sem falar nas mortes, na suspensão de medicação e criação de resistências".

Carlos Ribeiro salienta que antes do golpe de Estado já havia atrasos no financiamento do Fundo, que agora foram agravados porque a instituição invocou "a política de salvaguarda adicional", um agravamento das condicionantes para que o apoio seja disponibilizado.

Para Carlos Ribeiro, tratou-se "de uma questão política e tem a ver com o golpe de Estado".

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público