domingo, 16 de setembro de 2012

  Milagre está nos detalhes do quotidiano

Por:  Samba Bari

Quem dispõe de vontade procura sempre disponibilidade, e quando ganha oportunidade concretiza o seu desejo...

Quem dispõe da oportunidade encontra o caminho aberto para traçar o seu futuro, mas ao acabar o seu tempo de vigência, usufrui de tudo quanto foi a sua conquista na altura com sabor ou com resignação.

Neste mundo um ser humano pode estar convicto da sua capacidade de influencia, ganancioso da sua inteligência, até forte na manobra estratégica de estar na vida, mas nunca poderá reverter a realidade dessa vida... E a realidade dessa vida, a divergência, o conflito e as guerras fazem parte da carácter inata do ser humano. Ou seja, os conflitos estão sempre no meio da nossa convivência diária.

Contudo temos a consciência de que os problemas só se ultrapassam na boa, por intermédio do diálogo seja qual for a situação ou a natureza do conflito, da crise ou da guerra. Por isso, não nos ajuda em nada tirar conclusões precipitadas perante um desentendimento, até no ponto defender que uma parte tem toda a razão e a outra parte totalmente culpada e que nem merece ser ouvida.

Foi o que aconteceu com a Guiné-Bissau durante esse ultimo conflito no meio de tantos, que se calhar hoje estão a sentir com o peso na consciência e um estado não confortável... Agora, preferem dar mão a palmatória para corrigir os passos errados.

Eu nunca fui a favor do golpe... Mas sempre defendi o dialogo entre os oponentes ja que o pior aconteceu, porque o país não precisava de imposições nem de sanções muito menos de braço armado. Mas sim de pessoas com paciência para cativar consensos e de achar uma solução mais pacificada possível.

Porque a tentativa de penalizar uma pessoa ou grupo de pessoas determinados convictamente "ou a via, ou a morte", so arrasta o tempo do conflito e ainda promove a raiva... E não se deve esquecer de que a Guiné-Bissau, é um país que vive de traição, a raiva e processos mal resolvidos desde a morte de Amílcar Cabral.

Portanto, é sempre mais seguro reconciliar com um inimigo do que derrota-lo. Porque ao derrotar um inimigo só podes priva-lo de momento o seu veneno e a sua capacidade... Enquanto que, se reconciliar com ele, consegues priva-lo da sua própria vontade de envenenar e prejudicar.

Seja como for, estamos assistir uma conjuntura muito diferente que agora procura concurso de esforços a todos para gerir o momento da transição do país. O que significa reconhecimento tácito de que o regressar do momento politico vivido até 11 de Abril, não passa  de uma mera ilusão, e de empurrar o país numa guerra civil.

Se hoje a diplomacia Portuguesa fala de uma política inclusiva com a CPLP e CEDEAO, que devem procurar um acordo para a situação absolutamente indesejável na Guiné-Bissau sem mencionar o regresso do PR e PM ao poder... E se o Presidente da República de transição vai representar o país ao mais alto nível" na 67.ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, são provas de que o momento transitório que hoje é uma realidade, exige de todos nós, e a serenidade de assegurarmos esse momento político que temos de atravessar, de formas a que possamos acompanha-lo sem mais dramas e complicação. Sob pena de vermos a necessidade de dilatar esses dose meses, devido ao insuficiente preparo possível, resultante da nossa falta de conformismo e de aceitar a realidade desse grande presente que somos obrigados a enfrentar.


Uma autoridade que outrora não é reconhecido mas que ganha essa oportunidade de ser um dos convidados de honra do governo dos Estados Unidos...  Significa que o milagre está nos detalhes do quotidiano; é preciso viver cada momento de oportunidade, com ponderação e gerida de melhor maneira, porque so assim encontramos as saídas certas para os nossos desentendimentos, a alegria dos nossos bons momentos e a pista correcta para a decisão que devemos tomar.

Samba Bari

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público