sábado, 22 de setembro de 2012

  PAIGC, um congresso decisivo para renovar a confiança

Por: Samba Bari
Desde que o ser humano se preocupou em ter a vida de forma organizada, e leva-la de maneira orientada, despertou-se em luta para demonstrar que um povo e uma nação têm obrigatoriedade de entender que a politica é o método viável para esse efeito.

Essa política que levou tantas confusões e guerras nesse mundo, e que ainda está  presente na nossa geração do mundo democrático... Mas dá para perceber que uma nação e um povo é inseparável a política e as histórias políticas, onde os principais protagonistas são os partidos políticos...

A final, o interesse da nação e o povo, pela necessidade de existência da saúde entre os relacionamentos partidários e a sobrevivência harmoniosa intra-partidária, é muito grande... Já que todas as actividades partidárias (sucessos ou insucessos) reflectem no destino presente e futuro de uma nação e um povo.

Na Guiné-Bissau, não se pode falar da história política do país, sem pronunciar o nome do PAIGC, que é um  partido da maior força política do país. Estando no governo ou não, ele representa uma  importância no destino do povo e do o país, mesmo que seja só no seu carácter  do libertador...

Contudo não podemos descurar de atropelos e falhas de percurso, que fez desse partido em constantes divisões internas e em guerras de liderança... De qualquer maneiras, está prestes a mais um congresso marcado para Janeiro do próximo ano. Uma prova de fogo, da qual, aposta em nova dinâmica seria o ideal para revolucionar o partido.

Falar em nova dinâmica, subentende-se referir a nova geração de competência com ideias diferentes e regeneradoras, capaz de dar repto a mudança de mentalidade, romper com a velha tradição de guerras internas de liderança, que marcou a história do PAIGC desde os primórdios da luta para libertar a Guiné.

As tristes lembranças amedrontadoras  do partido único... A democracia de mortes, com crises e tensões internas continuas... A falta de cultura de lidar com divergência de ideias... As divisões  em alas depois de cada ato eleitoral devido a partilha das pastas... 

São tantas as batalhas internas que o partido tem para debater nesse congresso para moldar as franjas agudas e limar as partes cortantes.

Hoje como exemplo, acho que não há dúvidas sobre a desunião do partido, entre:

O PAIGC asilado em Portugal e outras partes... 
O PAIGC engrossado na Frenagolpe...
O PAIGC pro-governo... E o PAIGC indeciso... com palpites de onde poderá valer mais para se alinhar, etc...

São tantas as franjas e os factores que exigem desse congresso, e de PAIGC encontrar uma personalidade forte com capacidade invejável de liderança. E isso, só é possível encontrar na nova geração.

Queridos militantes do PAIGC, aceitem enfrentar esse congresso apostando em nova dinâmica imbuída de ideias renovadas...

Queridos jovens do PAIGC, apostem em vocês mesmos, na certeza de que constituem a maioria, e sem dúvidas que só a mentalidade nobre e a capacidade intelectual com olhos abertos a essa nova realidade universal, será capaz de estancar a caducidade e resgatar esse grande partido no buraco onde está metido.

Um homem se deixa enganar quando dedica alimentar os seus desejos na procura de privilégios pela dependencia ou pelos lucros e não se interessando pela honra... Acaba por  nunca trazer felicidade, e pelo contrário, promove muitos sofrimentos.

Não se deixem mais cair na tentação antiquada... Suportem  grande PAIGC de formas a poder valer mais o povo com ideias renovadas... Não será fácil a neutralização da velha tradição e mentalidade, mas nunca esqueçam que os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres.


Há momentos em que é preciso abandonar as roupas usadas que ja tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos complicados, que nos levam sempre aos mesmos lugares. 

Se todos os jovens do partido e toda a classe intelectual com visão da actual conjuntura mundial  do partido se reunir em torno de uma candidatura, competente, moderado e culto... A dinâmica da força politica do PAIGC cresce com visão diferente... O partido renasce com saúde... O povo renova a sua esperança, e a república da Guiné-Bissau agradece.



Samba Bari


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público