segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Washington decidiu apoiar as eleições na Guiné-Bissau no inicio de 2013
 Hillary Clinton.- Secretária de Estado Norte Americana

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, congratulou  a Guiné-Bissau pelo aniversário de independência, salientando a importância de eleições livres e justas no início de 2013 para que o país regresse à democracia.

Numa mensagem enviada em nome do Presidente Barack Obama e do povo norte-americano, Clinton deseja aos guineenses "um ano de paz, reconciliação e prosperidade".
"Partilhamos o desejo do povo da Guiné-Bissau de reformas que levem à democracia, boa governação e desenvolvimento económico, incluindo eleições livres e justas no início do próximo ano", refere a mensagem de Hillary Clinton.
Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU manifestou preocupação com o "contínuo impasse político" na Guiné-Bissau, fazendo eco de preocupações expressas pelo secretário-geral Ban Ki-moon, e sublinhou a importância da realização de eleições que levem a uma transição no país, onde em abril os militares tomaram o poder.
Os membros do Conselho de Segurança sublinharam ainda a necessidade de ultrapassar as divergências entre parceiros, num processo que tem sido marcado divisões entre atores nacionais e parceiros internacionais, sobretudo CEDEAO e CPLP, sobre a legitimidade do atual Governo de transição.
No seu relatório sobre a situação guineense, Ban Ki-moon refere-se aos desentendimentos públicos entre a comunidade regional (CEDEAO), que vem trabalhando com o Governo de transição, e a CPLP, que se recusa a reconhecê-lo, que está a contribuir para a "estagnação da crise política".

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público