terça-feira, 6 de novembro de 2012

Para facilitar a transição o coronel Daba Na Walna propoe a dissolução do parlamento

O porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, o coronel Daba Na Walna, disse que o melhor para o período de transição em curso no país era "se calhar dissolver o parlamento".

"Com este parlamento, que não funciona devido às clivagens entre os principais partidos que lá estão, não iremos a lado algum neste período de transição. Para facilitar a transição talvez o melhor seria que se dissolvesse o parlamento", disse o militar, na segunda-feira à noite, num debate semanal radiofónico.
"Os dois principais partidos, PAIGC e PRS, não se entendem e o Parlamento não funciona, mas temos urgências e compromissos durante este período de transição, talvez um dia se chegue ao entendimento que o melhor seria a dissolução", acrescentou Daba Na Walna, principal rosto e voz militar durante o golpe de Estado de 12 de abril passado.
Os dois principais partidos guineenses, PAIGC, que estava no poder até ao golpe de Estado de abril passado e o PRS, líder da oposição parlamentar, não se entendem sobre a forma como deve ser conduzido o período de transição iniciado com o golpe de Estado e que deverá terminar em abril de 2013 com eleições gerais.
Devido às desavenças sobretudo sobre a liderança do parlamento, o PAIGC tem-se recusado a participar nos trabalhos do hemiciclo. Os dois principais partidos já se reuniram algumas vezes, mas até agora ainda não chegaram a consenso.
O porta-voz do Estado-Maior defendeu que o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, devia dissolver o parlamento e criar um órgão consensual "que pudesse facilitar a transição".
Daba Na Walna disse que os militares deram esta sugestão a Serifo Nhamadjo na reunião que este promoveu na semana passada com os dois partidos, na qual não houve entendimento mais uma vez.
O atual mandato do parlamento guineense deveria terminar no dia 22, de acordo com a Constituição. No entanto o Pacto de Transição assinado em Maio passado prorrogou o mandato até à posse de novos deputados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público