domingo, 2 de dezembro de 2012

Consenso naciopnal possibilita conexão inteira para o mundo seguir
A política é como a perfuração lenta de tábuas duras. Que exige tanto paixão como perspectiva... Certamente, toda experiência histórica confirma essa lógica e a veracidade desse fato... Tantos que tombaram nesta paixão cega... Com muitas perspectivas sem fim... Mas também são muitos os triunfos usufridos que o homem não teria alcançado, se repetidas vezes não tivesse tentado até o impossível.

Por isso, quando um cículo constitucional legal se interompe, é ativado o mecanismo possível tendente a recuperar o ordenamento político legal perdido. Em detrimento de não deixar o país em causa na anarquia, ou num vazio de poder, seja ele forte ou fraco... O mais certo é que o país em causa tem que ser governada.

Daí que, o emicículo subsequente vem sendo designado de "tansição," que é um periodo caraterizado como suporte na base de um acordo, e com uma especifidade catalogante do momento que se podia viver em vazio de poder, para suportar o momento com uma responsabilidade específica.

O que no nosso caso, e neste momnento é, de organizar a desordem da justiça do país, e mais particularmente a organização de novas eleições gerais credíveis com um tempo previsto. Mas que vai num desgaste consideravel sem sinais que demonstram capacidades do cumprimento de nenhum dos objectivos no tempo e hora.

Porque durante vários meses as sessões parlamentares eram convocadas e suspensas dias depois por falta de entendimento, até no momento em que o grupo parlamentar do PAIGC decidiu mobilizar um consenso, para manifestar sua capacidade ao mundo e aos guineenses, o forte espírito de inverter a lógoca do mal estar e essa crise politica persistente.. Quando demonstrou que mesmo tendo o direito de indigitar o presidente da mesa, mas conseguem abdicar do mesmo, em nome de "salvar a democracia na Guiné-Bissau"...

Nas palavras pronunciadas pelo lider do grupo parlamentar Rui Diã de Sousa ao anunciar a proposta que levou ao fim do impasse no parlamento. Ainda que os deputados agora indigitados pelo PAIGC são dirigentes de peso e de destaque na direção do partido. Augusto Olivais é o secretário nacional do partido e Isabel Buscardine é membro do "bureau" político.
Este gesto deve ser interpretada de maneira positiva... E numa reflexão analítica, como um rever e tomada de posição para que, de forma tácita, poder deixar uma alerta à comunidade internacional e aos parceiros indecisos da Guiné-Bissau, no sentido de também mudarem de posição em relação ao país.

Porque afinal, o mal já instalado, não tem e nunca terá outra correcção possível, a não ser na base de novos acordos de entendimento interno (o que agora se verifica no seio parlamentar) e de cimentar novas confianças de apoio necessário, nesse caso com a comunidade internacional.

Quando se assiste novos discursos dos parlamentares, ou seja, as pronúncias de que o Pacto de transição "terá de vir para o Parlamento"... "É o nosso sonho", que o processo seja de todos, que não seja de iniciativa A ou B, mas sim de todos nós deputados, para se poder transformar o processo numa preocupação nacional".

Assim vai alargando a materia do consenso capaz de possibilitar todo o envolvimento nacional numa conexao inteira para o mundo seguir. Porque um consenso que envolve todos os atores politicos e toda a atuação politica nacional, não tenhamos dúvidas que haverá uma coordenação de apoio, tomando em conta que o país não consegue resistir por muito mais tempo no impasse de um governo legal que já mais volta assumir o seu posto e uma governação transitória que nunca mais acaba.


Não é que sugeitar-se a uma operação sirurgica deixa de traduzir em nós aquela dor habitual, ou o inconforto momentâneo, mas, como damos mais confiança de conseguir o nosso futuro saudável, faz com que nós colaboremos com o médico e a sua equipa, de maneiras a podermos viabilizar o nosso estado sanitário ou de incurtar o nosso tempo de recuperação.

Por isso meus irmãos;
Renovo os meu "bem haja" a todos os atores políticos, aos deputados da nação e a plenária da ANP... Solicitar "bom senso" a todos os que fazem parte das autoridades do país e a sociedade civil em geral... Que aceitemos todos apostar em audições otimistas e pensamentos posetivos, porque atravez dos quais conseguiremos crescer com novo espirito capaz de alimantar o nosso relacionamento saudável.

Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa



Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público