terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Guiné-Bissau se compromete a acabar com recrutamento de crianças para a guerra
A Guiné-Bissau,  comprometeu-se com a comunidade internacional a acabar com o recrutamento militar de crianças. O compromisso foi feito na Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda-feira, em Nova York, representantes de 105 países firmaram o Compromisso de Paris que estabelece o fim de recrutamento de crianças em combates. Também aderiram ao acordo representantes da Bolívia, do Kuwait e do Iêmen.
"Acabar com a impunidade para os que cometem violações sérias contra crianças não é apenas um remédio, mas também um importante dissuasor para prevenir o recrutamento", ressaltou Leila Zerrougui, representante especial do secretário-geral da ONU para Crianças em Conflitos Armados.
No começo deste ano, a Guiné-Bissau viveu um golpe de Estado com ataque à casa de Carlos Gomes Júnior, ex-primeiro-ministro e candidato às eleições. A tensão ainda permanece na região e há várias advertências da comunidade internacional para o restabelecimento da ordem democrática.
A estimativa de organizações não governamentais (ONGs) é que a presença de crianças em conflitos não se limita aos combates. Elas participam também como escudos humanos e escravas sexuais. O evento ontem foi organizado pelo governo de França, o representante especial do secretário-geral da ONU para Crianças e Conflitos Armados e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
"O apoio ocorrido neste encontro demonstra o consenso global e a determinação da comunidade internacional para abolir a prática desumana de recrutamento de crianças", disse o embaixador francês para os Direitos Humanos, François Zimeray.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público