quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Parlamento guineense deve ser designado de Assembleia Nacional Popular de Transição.


Os partidos políticos de Guiné-Bissau signatários do pacto de transição, propõem que o parlamento do país passa a ser designado de Assembleia Nacional Popular de transição.

Continua o braço de ferro entre os partidos signatários de pacto de transição politica e Assembleia Nacional Popular.

Conforme a RDP África, o grupo constituído na sua maioria pelo pequenos partidos extra parlamentar e o PRS, segunda maior força politica do Pais, deram entrada no dia 12/12/2012 no Supremo Tribunal de Justiça com uma Adenda ao Pacto de Transição Política" na qual acordam que a ANP cujo mandato deveria já ter terminado, agora prorrogado até novas eleições, passando a designar-se Assembleia Nacional Popular de Transição.

Nesta Assembleia, segundo a Adenda, as votações devem obedecer a consensos políticos e as comissões devem de ser extintas, criando-se uma "Comissão Especial Paritária", que integre um representante de cada um dos partidos políticos legais e um representante da sociedade civil.

De acordo com o documento todas as matérias relativas à reestruturação do Estado serão previamente discutidas e aprovadas por consenso pela Comissão Paritária e só depois adotadas pela Assembleia.
É de recordar que, o Pacto de Transição foi assinado após o golpe de Estado de 12 de Abril por diversos pequenos partidos e pelo Partido da Renovação Social (PRS), ã segunda maior força política do país. 

Para alem dos partidos em causa, os militares também assinaram o documento. Significando isso que, os partidos signatários de pacto não querem ficar fora de processo de transição.
RDP África - 13/12/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público