quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O processo democrático guineense sofreu um rude golpe e a transição política em curso ainda é um enigma.

A revista África21 na sua edição (N.º 70, Dezembro 2012/Janeiro 2013), relata que o processo democrático guineense sofreu um rude golpe e a transição política em curso ainda é um enigma.

Depois de uma reunião de concertação, nos finais de Novembro  um punhado de diplomatas e representantes de organizações internacionais presentes em Bissau divulgaram uma declaração conjunta em que voltaram a expressar a sua «forte preocupação com as contínuas e inaceitáveis violações dos direitos humanos, incluindo uma execução sumária, sequestros e espancamentos, e ameaças diversas não especificadas».

Os parceiros externos da Guiné-Bissau queixaram-se ainda da vigilância que a secreta guineense exerceu sobre «membros e propriedades da comunidade diplomática» nos dias que se seguiram ao fracassado assalto à guarnição de para-comandos, na madrugada do dia 21 de outubro, e à captura, cerca de uma semana depois, do seu suposto líder, o capitão Pansau N'Tchama, incidentes que agravaram ainda mais o ambiente de exceção reinante desde o golpe de Estado de Abril.

Nem os carros da ONU escaparam às buscas que se seguiram para capturar presumíveis cúmplices do oficial rebelde. A delegação da União Europeia, que acolheu um número indeterminado de refugiados políticos, esteve dois dias cercada e chegou-se a temer que as suas instalações fossem violadas para retirar os guineenses que lá se encontram. Isso só não aconteceu devido a uma enérgica reação de Bruxelas.

Atualmente, as Nações Unidas, que não reconheceram o regime instalado pelos militares após o assalto ao poder, são uma das raras vozes livres no país, por isso o seu chefe em Bissau, o ruandês Joseph Mutaboba, não é bem visto pelas autoridades de transição, que já pediram a Nova Iorque a sua substituição. Outra personalidade que não caiu nas boas graças do Governo foi o jornalista português Fernando Gomes, que dirigia a delegação local da RTP e que teve de deixar o posto poucos meses antes do termo do seu serviço. 
África21 - 13/12/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público