segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Otimismo  de acreditar

Meus caros... Dos que me acompanham, há quem diga que eu sou um homem otimista e de linguagem moderada... Não só nos meus afazeres diários, como também nos pensamentos, do que falo e do que escrevo.

Confirmo e agradeço... E acrescentar que eu nasci assim, e o meu pai também era um ser humano que varias vezes apreciou para aplaudir os meus pensamentos, aconselhando sempre educação e simpatia... Mas sobretudo  bondade e otimismo em todos os momentos dessa vida.

Na medidas que ia sendo maior,  aprendi com ele diferenciar o mau do bem. Pegando nesses ensinamentos na minha fase de adolescência, com a experiência de vida e dos exemplos que recebia, fez de mim um homem amante da paz e de entendimento. Agora que sou adulto, não tenho dúvidas que só falando é que se entende, e o entendimento é o melhor remédio para aniquilar as crises e sobressaltos.

Alias, foi o que sempre defendi e continuo a defender para essa inesquecível querida república que me acolheu a nascença. 


Por isso mesmo, acho que para os meus estimados leitores e queridos seguidores, ainda se lembram num artigo logo após o golpe, perante o posicionamento de isolar uma parte em relação  a outra, referi ser errado numa guerra entre dois, dizer que um tem toda a razão e o outro totalmente culpado, e sem nenhuma tentativa negocial, decidir estancar a parte dita culpada pela ameaça, isolamento ou força.


Hoje, depois de tantos meses de tentativas impossíveis, a missão conjunta da comunidade internacional que esteve de visita à Guiné-Bissau, concluiu ter sido "extremamente importante" os contactos com as autoridades de transição e outros atores da vida guineense. 


Porque a final, isso ajudou em dissipar muitas dúvidas, e ganhar outra visão do que é Guiné-Bissau, e do que é a sua verdadeira realidade. Na voz do chefe da missão, embora não quis entrar em pormenores, mas não pude conter as palavras, e disse que o processo de transição em curso na Guiné-Bissau merece todo o interesse da comunidade internacional.


Mais uma razão de que só falando é que se entende, de certeza seguira o passo de viabilizar o processo, pois só isso poderá resultar de melhor para as aspirações do povo guineense.
Porque se o conhecimento pode criar problemas, de certeza não é através da ignorância que podemos solucioná-los.

Por isso, acreditamos saber que existe uma saída para tudo, mesmo ainda não podermos encontrar o caminho, e não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. Porque varias vezes a tristeza quando chega ao coração do homem, é o inicio de uma grande luta individual, e a única coisa capaz de curar a tristeza é a ação meus irmãos... Por isso vamos fazer da acção a cura de toda a nossa tristeza.

Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa

2 comentários:

  1. Essa e a verdade irmao! So o dialgo pode curar o cancro que nos têm devonrando todo este tempo!
    Louvados sejam aqueles que desde principio, pautaram pelo dialgo.A GUINÉ e os seus filhos, saberao dizer um dia obrigado e valeu a pena, sermos PACIENTES com a nossa terra..
    novo ano nova sorte.

    ResponderEliminar
  2. Querido Dr.Samba Bari, das pessoas que acompanham o seu blog como eu, duvido que haja quem não consegue conviver com a sua escrita com amizade e prazer.
    Acredite que sua linguagem (escrita) tem contribuído muito na apaziguamento da Guiné.
    Esteja tranquilo e mantenha nessa onda, porque és um bom cidadao do povo e muito importante.
    Eu estou consigo.


    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público