sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vinte e duas pessoas morreram num naufrágio da travessia Bolama-Bissau

Fala-se em vinte e três pessoas que morreram na Guiné-Bissau vitimas de um naufrágio ocorrido hoje 28 de Dezembro, na travessia que liga Bissau Bolama.

A causa que originou o naufrágio é apontado como excesso de lotação. Esta piroga que transportava um número não contabilizado de pessoas, se afundou na plena viagem, provocando perdas de vida humana que ainda vai-se contabilizando, e ainda se fala em alguns desaparecidos.

Mas no Hospital principal de Bissau, Simão Mendes, onde estão a dar entrada das vitimas da tragédia,Vinte e dois mortos e 59 sobreviventes é o "balanço provisório" feito pelo diretor do hospital Simão Mendes, Lassana N'Tchassó, de Bissau.
De acordo com o diretor e médico no Simão Mendes, as pessoas resgatadas com vida estão a receber tratamento "estando quase todas fora de perigo". Os corpos já se encontram todos na morgue do hospital, acrescentou.
Um sobrevivente, que a família pediu para não ser identificado, disse à Lusa que a piroga, com capacidade para transportar entre 100 a 120 pessoas, afundou-se porque começou a meter água e os passageiros atiraram-se ao mar.
"Saímos de Bolama por volta das 09:00 [hora local] e, duas horas depois, estávamos quase a chegar a Bissau, ao largo de ilha de Arca, a canoa começou a meter água e as pessoas viram que estava a afundar-se e atiraram-se ao mar", contou o sobrevivente, envolto numa cobertura térmica.
Na piroga, seguiam dois médicos portugueses da AMI [Assistência Médica Internacional], que saíram ilesos do acidente por se terem atirado ao mar e, a nado, conseguiram chegar à costa de Bissau, contou o sobrevivente.
O pessoal da organização não-governamental Afectos com Letras, que esta tarde ia dar um lanche às crianças internadas no Simão Mendes, também está a prestar socorro aos náufragos.   
RDP África - 28/12/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público