quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mais um ciclo de conferencias na Diáspora com preocupação central sobre a Guiné-Bissau
Dr. Luís Vicente                CIUL, Picoas Plaza - Lisboa
Um grupo de quadros guineenses na Diáspora (Portugal) unidos em esforços de verem Guiné-Bissau a respirar-se de ar  tranquilo, empenharam na ideia de organizar um ciclo de conferências sobre a Guiné-Bissau, intitulado “da multidimensional encruzilhada ao bem comum guineense”.

Dr Luis Vicente, um dos homens forte dessa iniciativa, disse ao Rispito que, a ideia nasceu na sequência de que a Guiné-Bissau tem sido, desde a declaração da independência, palco de crises multidimensionais, colocando em causa a paz, a estabilidade, o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, a existência da Guiné-Bissau como um Estado soberano.
Preocupados com o devir guineense, cujo progresso tem sido frequentemente impedido e adiado por interesses geo-estratégicos e pela encruzilhada de interesses particulares e regionais que o permeiam e o rodeiam tornando persistente as múltiplas crises multidimensionais.

Daí que esse grupo de quadros vêm nessa iniciativa, um esforço tendente a ajudar com que a Guiné-Bissau se encontre o rumo que lhe possa levar a ser reconhecido como um estado moderno alicerçado no progresso económico e social, respeito pelos valores, da democracia, dos direitos humanos e pela ordem constitucional.
Vicente afirmou ainda que eles reconhecem bem de que A renovação será árdua e exigirá coragem e empenho pois está em causa não só a existência dos guineenses como um povo bem como a entidade da Guiné-Bissau como um Estado soberano.
E que futuro queremos?
Então... Conhecendo bem a realidade do nosso país, entendemos que possuímos os requisitos necessários para superar as adversidades. E por tudo isto, lançam apelo à mudança de paradigma! Não esperemos mais pelas mudanças de que necessitamos! Elas não se farão sozinhas e muito dificilmente alguém as fará por nós, disse.

Este primeiro ciclo de conferências, está a ter lugar no Auditório CIUL, Picoas Plaza, em Lisboa, nos dias 16, 23 e 30 de Janeiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público