quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PAIGC já ASSINou O PACTO E O ACORDO DE TRANSIÇÃO POLITICA da guiné-bissau

Tanto o pacto da transição politica (o memorando que regulamenta a transição politica) assim como o acordo politico já está assinado pelo PAIGC. Um ato que não só dará aval ao processo transitório em curso, como também rompe com as barreiras de entrave e consequentemente facilita a governação transitória em curso.
O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, em uso de palavras no referido acto, avisou que a partir de hoje só promulgará leis que sejam resultado de consenso partidário e defendeu que, neste momento, «não há um partido sozinho que possa governar» o país.
Um longo discurso num dia «muito importante» e que marcou o final da cerimónia de assinatura do Pacto de Transição por parte do PAIGC, PND, PUSD, AD e CD.

Lembra-se que, o pacto fora assinado por vários partidos na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril mas o PAIGC, o maior partido e que estava no poder até essa altura, sempre se recusara a assinar o documento, mantendo-se à margem do período de transição.

Seja como for, espera-se que essa viragem do PAIGC visa limar a vontade politica inclusiva, mobilizando dessa forma a participação de todos num processo que exige de todos, para libertar a república da Guiné-Bissau do grande marasmo em que se encontra embrulhada, já a um pouco menos de um ano.
Diário Digital / Lusa e Rispito - 17/01/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público