terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PAIGC insiste na prerrogativa que lhe assiste na escolha do Presidente da CNE
O Comité Central do PAIGC, habilitou o seu grupo parlamentar a manter-se intransigente no respeito da prorrogativa que lhe assiste na proposta da eleição do próximo Presidente da CNE.
A decisão consta na resoluções da Sessão Ordinária do partido, que teve lugar em Bissau entre 12 e 13 de Janeiro, na qual este órgão encorajou a mesa da Assembleia Nacional Popular, assim como os grupos parlamentares, a perseguirem os seus trabalhos para uma condução cuidadosa e inclusiva do presente processo de transição.
A realização do VIII Congresso Ordinário do PAIGC, a decorrer em Maio, na cidade de Cacheu, norte do país, sob o lema «Unir e fortalecer o PAIGC rumo ao desenvolvimento», foi uma das decisões saídas do encontro de Bissau.
No que diz respeito ao pacto e acordo político revisto, o Comité Central do PAIGC mandatou a sua direção superior a avaliar as condições e concedeu a sua adesão a estes instrumentos de transição.
A questão de violação dos direitos humanos, restrições de direitos de manifestação, reuniões e de expressão, assim como casos de assassinatos sem esclarecimento dos casos, são aspectos mencionados na referida resolução.
O Comité Central do PAIGC defendeu a necessidade de criação de um Tribunal Penal Internacional especial com a finalidade de averiguar, apurar e julgar todos os crimes de sangue cometidos na Guiné-Bissau.
Relativamente aos militantes do partido, que sejam alvos de processos disciplinares, incluindo Manuel Serifo Nhamadjo, Presidente de transição, o Comité Central do PAIGC sublinhou a necessidade de reconciliação da família PAIGC e a sua responsabilidade politica de levar a cabo a tarefa de recolocar o país nos caminhos da paz, estabilidade, reconciliação e da unidade nacional, com base na observância rigorosa de preceitos legais aplicáveis.
Por último, o Comité Central do PAIGC repudiou a recente invasão e violência levada a cabo na sua sede pelos militares, solidarizando-se com as pessoas vitimas destes espancamentos.
PNN Portuguese News Network - 15/01/2913

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público