quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Serifo Nhamadjo defende eleições nas condições estabelecidas

Nas tradicionais normas de cumprimento do novo ano, o Presidente de transição anunciou que as eleições gerais previstas no pacto, tanto as Presidenciais como as Legislativas, se irão realizar dentro do calendário e das condições político-administrativas estabelecidas no documento.

Porque «os órgãos de soberania de transição, a Presidência da República, a Assembleia Nacional Popular e o Governo continuam empenhados e tudo farão para que as Eleições Gerais previstas no pacto, tanto as Presidenciais como as Legislativas, se realizem no calendário e nas condições político-administrativas estabelecidas naqueles documentos», declarou Serifo Nhamadjo. 
Na sua mensagem de fim de ano, Serifo Nhamadjo referiu que terão que ser concluídos o processo de cartografia eleitoral e o recenseamento biométrico, tanto no interior do país como na diáspora.
«Temos e devemos aprender com a nossa história. Estas eleições não serão para o mero cumprimento formal do calendário estabelecido mas sim um momento de reflexão e de escolha daqueles que irão presidir o nosso destino colectivo», alertou o Presidente de transição, acrescentando que as eleições deverão decorrer num clima de total estabilidade, tranquilidade e de paz social, que permita aos cidadãos o exercício do direito em plena consciência e liberdade de acção, sem condicionalismos de qualquer espécie. 
Relativamente à agenda para ano que agora começa, Serifo Nhamadjo propôs a ocupação dos fins-de-semana dos primeiros meses de 2013 com a execução, na companhia das restantes autoridades centrais, regionais e tradicionais, de um roteiro que intitulou a «reconciliação». 
A iniciativa tem com finalidade estabelecer um contacto directo com as populações, num diálogo aberto, franco e inclusivo do país, desde o leste a oeste e de norte a sul. 
«Tudo faremos para que todos os guineenses se sintam convocados e incluídos neste processo de reencontro da nação consigo própria», referiu o Presidente de transição.
Ao nível do Parlamento, Serifo Nhamadjo disse que, com a retoma do seu normal funcionamento em conformidade com o Acordo Político de Transição, as competências de recenseamento e organização do processo eleitoral passam para Comissão Nacional de Eleições (CNE), sob dependência da Assembleia Nacional Popular. 
«Em conformidade com o Acordo Político de Transição, a CNE retomará para finalizar o processo que visa o recenseamento eleitoral biométrico, que inclua a diáspora».
Trata-se de um trabalho do qual disse estar consciente, tendo apelado à colaboração da Comunidade Internacional para que, em Março de 2013, a CNE consiga fixar com os principais intervenientes do processo eleitoral o plano e o cronograma consensuais para realização do acto eleitoral.
No plano diplomático e de cooperação internacional, Serifo Nhamadjo disse que, apesar de uma intensa «campanha negativa levada a cabo por forças obscuras» conseguiu, através de uma persistente e intensa acção de esclarecimento, manter melhorar as relações com importantes organismos e entidades tais como instituições religiosas de diversas confissões, organizações não-governamentais e agremiações empresariais internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público