sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Partidos políticos da Guiné discutem a transição

Partidos políticos da Guiné-Bissau reuniram-se hoje 31 de Janeiro na capital para debater o período de transição em curso, com propostas divergentes  no que respeita a fixação da data das eleições. Uns propõem que as eleições sejam realizadas em Outubro deste ano e outros falam em Novembro de 2014.
Segundo Florentino Pereira, secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), são estas e outras questões sobre o período de transição que estão no centro das discussões na reunião convocada pelo seu partido com todas as forças políticas do país.
Em Dezembro passado o novo presidente do PRS, Alberto Nambeia, fez uma série de reuniões de auscultações com todas as forças políticas e sociais do país e hoje juntou na mesma sala os partidos para debateram as opiniões que cada um defende sobre o período de transição.
Uma coisa é certa, as eleições gerais já não se realizam no mês de Abril deste ano, tal como foi decidido na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril passado, e consequentemente será prolongado o período de transição, divergindo as opiniões entre os partidos políticos, sindicatos, igrejas e organizações da sociedade civil.
"Naturalmente que cada partido político, cada entidade, emitiu a sua opinião. Quanto ao período de transição houve partidos que se pronunciaram para que seja prorrogado mais seis meses e outros que querem as eleições dentro de 18 meses", disse Florentino Pereira.
A nova direção do PRS quer agora que haja um consenso "extraparlamentar" e só depois legitimar a decisão final no parlamento, fazendo com que sejam levadas em conta as opiniões de partidos sem representação parlamentar.
O secretário-geral dos renovadores guineenses disse, o que PRS procura é o consenso entre os partidos dentro da lógica das recomendações da comunidade internacional.
Questionado sobre qual é a opinião do PRS quanto à data para a realização de eleições gerais, Florentino Pereira afirmou ser prematuro revelar. Mas considera necessária uma remodelação do atual governo de transição, embora realça ser da competência do Presidente de transição.
"O nosso partido entende ser necessário dar uma nova dinâmica ao executivo. Isto pode passar pela remodelação governamental", no entender do Florentino Pereira.
Radio Sol Mansi - 31/01/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público