sábado, 20 de abril de 2013

DÊ A SUA IDEIA PARA MELHORAR GUINÉ-BISSAU
Já vai a um bom tempo que a nossa Guiné se serve de referencia do mal-estar, de agitação, de golpes e de assassinatos... 
Um país com a política e políticos muito criticados e... o poder abafado pelos militares... Conhecido internacionalmente como um país de sublevações e crimes, cujo as demonstrações internas de coragem e as ações de força, acabou por tirar no país aquele espírito de competitividade em termos ideais, e as valorizações individuais por competência. 
A cada dia que passa, a situação do país nos torna difícil e complicado!!!

O que não é acusação nem calunia mas sim uma verdade, onde são poucas ou nenhumas críticas possam ser feitas que não sejam a repetição semelhante entre tantas já feitas anteriormente... Com muita dor e desgosto.
Hoje, por alem do fragilizado poder do estado, sem reconhecimentos e muita pobreza que assola o povo, o país enfrenta um grande problema de narco-trafico que internacionalizou a  nossa imagem numa vertente diferente dos assassinatos e dos conflitos internos. Fazendo o país  enfrentar a justiça americana, os quais ainda convictos de perseguir algumas figuras nacionais, iniciado com a prisão de ex-chefe da armada, de alguns civis e com disparo de acusações no seio da classe militar agora na pessoa do seu titular.

Na semana passada referi que a minhoca enfiada no anzol e lançada para o mar, só serve de isca para apanhar os peixes da área(de preferência os grandes)... Por isso mesmo, se ontem foi um militar hoje poderá ser mais outro militar e amanha mais um politico, ou mais um empresário, ou mais um diplomata etc...

A saga da pressão dos EUA, capital da Guiné-Bissau se transformou numa cidade onde se vive dias e noites de pânico com o chamar "americano" significa pronuncia assustadora. A desconfiança reina entre todos sobretudo no seio dos dirigentes em todos os sectores da vida nacional, onde o fenómeno "droga" outrora tratada numa cúpula ou entre minoria, hoje é um motivo que catapultou a imagem do país em topo dos considerados lidar com droga significa a certeza de sobrevivência.

Portanto, o que não falta num guineense patriota é a razão de estar preocupado... E na fase em que chegou a Guiné-Bissau como estado, o momento não é de andarmos em repisar nas críticas tantas vezes feitas, mas sim de procurar soluções urgentes para evitarmos de ver concretizada a eminencia tendência de sermos caraterizados de estado falhado.

Um mal que toca com todos nós, independentemente do lugar onde possamos estar ou a viver... Somos sempre contaminados com essa grave doença de não estarmos a encaminhar num rumo certo, em quase todos os aspetos.

Por essa razão e não só... Optei aparecer esta semana neste espaço semanal, com um tema diferente. Ou seja, para pedir antes de mais a si amigo leitor, em especial a você que é meu irmão Guineense. Que ponha de lado o seu sentimento nervoso... Distancie do seu espírito de revolta... E dispense o seu desabafo de crítica... Para se juntar nesse lançamento de reflexão profunda e concurso de ideias viáveis que visam a busca de sairmos nesse mal-estar persistente da Guiné-Bissau.

De maneiras que é bom que cada um de nós pense e elabore uma ideia construtiva que visa ajudar encontrar melhores soluções viáveis para a Guiné-Bissau

É tão simples quanto isso, independentemente do tema atual das medias e sabendo que no país praticamente tudo é prioritário... Basta escolher uma área da sua preferência para dar uma pequena abordagem e apontar ideias alternativas que bem acha possível desatar o sector do marasmo em que se encontra.

Como cidadão nacionalista e patriota, não duvide da sua capacidade e qualidade... Não se ponha de lado no problema que é de todos nós. Porque só com o concurso de ideias e debates aproximados é que poderemos achar a sintonia que nos leva ao entendimento preciso. E isso começa agora, nesse espaço.

Caro compatriota...
O momento é de ação e não de palavras, pelo que não é bom que estejamos parados com esse mal-estar... Ou de termos só a voz crítica... (In) conformado com o mal-estar mas quieto no pensamento e na ação. Alias, a própria razão de crítica traz num homem consciente motivos de inspiração ou esforço incansável de encontrar alternativas e soluções... Tal como a curiosidade e a dúvida nos abre caminho ao conhecimento.

Sejamos verdadeiros patriotas e demonstremos que por alem da voz critica na língua também temos soluções a recomendar... 

Dê a sua palavra (por escrita), através do comentário ou por e-mail (kandongadinoba@gmail.com). “RISPITO” Vai selecionar as escritas de entre tantas as  mais moderadas lúcidas e valiosas ideias para sair em público. Por isso, é importante que elabore uma ideia mais construtiva possível, com cautelas de que a sua voz irá chegar a quem não imaginavas lhe pudesse ouvir e, eventualmente valiosa para ser o modelo da estabilidade da Guiné-Bissau.

Não se exclua como cidadão nacionalista e patriota... Esteja livre de escolher do que queiras falar e das orientações que pretende recomendar. 
Vamos confiar na nossa capacidade e despender a nossa vontade de encontrar alternativas, para inverter esse mau estar. Já que em cada um de nós a vida nos impõe a responsabilidade de fazer algo de importante com vontade e interesse.
Viva o patriotismo
Viva a Guiné-Bissau

Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

1 comentário:

  1. Arnaldo Djú , Portugal21 de abril de 2013 às 17:18

    Bem Nha ermon fidju di tchon Samba Bari
    É interessante o tema lançado por ti.
    É nesta altura que a nossa Guiné-Bissau precisa de contribuição de todos os seus filhos.
    Independentemente da área de cada um de nós, o importante é a busca de uma solução douradora.
    Bem para não roubar te mais o teu tempo precioso vou ser breve na minha analise sobre o tema.
    No meu ponto de vista politico, social, económico e social acho o seguinte:
    1º A Guiné-Bissau precisa de uma profunda reforma(de raiz) do estado;
    2º A Guiné-Bissau precisa de uma reestruturação geral do estado em todos os sectores;
    3º A Guiné-Bissau precisa de uma reforma profunda e inteligente na classe politica(deve haver uma lei que impeça os ditos políticos se candidatarem a um cargo se este politico em causa tiver um caso com a JUSTIÇA, deve haver uma lei que proíbe a candidatura para os futuros deputados da nação que não tenham pelo menos o 11º ano de escolaridade já que não temos o 12º ano ainda na nossa Guiné );
    4º Deve haver uma profunda reforma e reestruturação das nossas forças armadas e das seguranças de uma forma competente(deve haver uma nova recruta nos 2 sectores cruciais da nossa sociedade; deve haver um novo regulamento das forças armadas e das seguranças; deve haver o novo modelo de recrutamento nestes sectores; Os candidatos a estes postos devem obedecer os seguintes critérios: 1- ter o 11º ano de escolaridade; 2- ser uma pessoa sem cadastro; 3- ser uma pessoa idónea; 4- ser uma pessoa sem nenhum problema mental e físico, estes aspectos requerem vários exames psicotecnicos para determinar o grau de aptidão dos futuros candidatos a estes postos);
    5ª Os Guineenses precisam de mudar de mentalidade(deixar de intrigas, deixar de invocar o tribalismo, deixar o preconceito de lado ou melhor do típico Guineense: FULA KANA MANDA NA GUINÉ; BALANTA KANA MANDA NA GUINÉ; BEAFADA KANA MANDA NA GUINÉ; NALU KANA MANDA NA GUINÉ, PEPEL KANA NA GUINÉ; MANDINGA KANA MANDA NA GUINÉ;MANJACOS KANA MANDA NA GUINÉ; MANCANHAS KANA MANDA NA GUINÉ, etc... Afinal qual é a etnia que pode e deve mandar na nossa Guiné-Bissau? Isto tudo é uma parvoíce ou tolice dos ditos políticos que apenas querem instigar o tribalismo para poder reinar aos seus belos prazeres, por isso os Guineenses devem distanciarem destes políticos de meia tigela; porque os verdadeiros políticos nunca podem e nem devem estar contra de uma religião e nem tão pouco de uma etnia ou de um grupo de pessoas);
    Obs.: eu pessoalmente acho que o problema crucial da Guiné-Bissau reside na mentalidade do povo Guineense.
    Porque temos muitos quadros espalhados nas diferentes áreas da nossa praça Bissau-Guineense, mas infelizmente estes quadros são piores que os analfabetos ou seja fingem ou simplesmente ignoram a realidade dos factos.
    Como diz e bem o ditado popular: NÃO BASTA TER O CERTIFICADO/DIPLOMADO UNIVERSITÁRIO SE NÃO TENS A INTELIGÊNCIA NATA. Digo isto porque é vergonhoso ver os nossos quadros a pactuaram com as ignorâncias.
    A Guiné-Bissau é de todos nós e todos têm o direito de o preservar.
    QUEM AMA DE VERDADE CUIDA E EU ARNALDO DJÚ AMO A GUINÉ-BISSAU CONSEQUENTEMENTE CUIDO DELE.
    ESPERO O MESMO DE TI NHA ERMON GUINEENSE (FULA,MANJACO,PEPEL,BALANTA,NALU,BEAFADA,FELUPE,BIJAGOS, MANDINGA,MANCANHAS,ETC...) CUIDEM DA GUINÉ-BISSAU É DE TODOS NÓS.

    NHA MANTENHAS
    ARNALDO DJÚ

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público