terça-feira, 23 de abril de 2013

José Maria Neves reage às acusações das autoridades guineenses

José Maria Neves - PM Cabo-Verde
O primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves considerou hoje (terça-feira) que as acusações de envolvimento de Cabo Verde na captura de Bubo Na Tchuto e de tráfico de armas para Casamança (Senegal) feitas pelo Governo de transição guineense não são credíveis. 

"Não estamos a brincar aos Governos e não comento declarações desta natureza. Não faço nenhum comentário a declarações desta envergadura e desvalorizo-as completamente. Não tem nenhum significado e nenhuma credibilidade para o Governo de Cabo Verde", disse José Maria Neves. 
"Não comento as declarações de governantes da Guiné-Bissau em relação a essas matérias. Desvalorizo-as completamente", insistiu o chefe do Executivo cabo-verdiano. 

Na segunda-feira, o porta-voz do Governo de transição da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, afirmou que "agentes cabo-verdianos" das forças de segurança participaram, a 04 de Abril de 2013, na operação secreta norte-americana que levou à detenção do ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) guineense Bubo Na Tchuto. 

Fernando Vaz acrescentou que as operações decorreram em águas territoriais guineenses e não em internacionais e exigiu um esclarecimento cabal sobre as circunstâncias da detenção de Bubo Na Tchuto. 
O porta-voz do Governo de transição guineense sublinhou que Bissau não pretende caucionar "este ou qualquer outro caso de polícia", sublinhando ter ficado surpreendido com "mais este insólito e provocatório comportamento" do Governo cabo-verdiano, acusando-o de ter "dois pesos e duas medidas" no combate à criminalidade na sub-região. 

A este propósito, Fernando Vaz acrescentou que Cabo Verde foi "cúmplice" na passagem por solo cabo-verdiano de armas e medicamentos destinados ao Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC, que luta pela secessão da província do sul do Senegal e fronteira à Guiné-Bissau), e que o Governo de transição tem provas. 
Angola Press - 23 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público