quarta-feira, 24 de abril de 2013

Anti-branqueamento de Capitais Contra o Financiamento do Terrorismo

As autoridades da Guiné-Bissau foram classificadas como tendo um fraco compromisso no que respeita ao Anti-branqueamento de Capitais Contra o Financiamento do Terrorismo (ABC/CFT).
A conclusão consta do relatório anual, referente a 2011, do Grupo Intergovernamental de Acção Contra o Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA).
De acordo com a GIABA, a Guiné-Bissau é um dos países membros da organização que tem vindo atrasar-se no desenvolvimento do seu regime de ABC/CFT.

«Infelizmente, o progresso tem sido muito lento, apesar de todo o apoio que foi fornecido pelo GIABA, OUNDC e os outros intervenientes», disse o GIABA, acrescentando que a situação tem tido um impacto negativo sobre a Guiné-Bissau e que o Governo precisa de mostrar compromisso político e colocar outros recurso para permitir que a Unidade de Inteligência Financeira, bem como outras instituições com responsabilidade de implementação de medidas de ABC/CFT, funcionem de forma optimizada.

«A comunidade internacional seria mais incentivada a prestar apoio se o Governo da Guiné-Bissau mostrasse o seu compromisso em resolver os seus problemas em relação a esta matéria», advertiu o GIABA.

No aspecto do ambiente político no país, a organização referiu que a classe política guineense é bastante competitiva, contudo, institucionalmente fraca, sofrendo rotineiramente interferências dos militares e mudanças de alianças pessoais.

O GIABA informou ainda que, muitas das vezes, os líderes de formações políticas são incapazes, ou não querem executar plenamente as suas funções nos termos da Constituição e da agenda política, porque os militares têm mostrado repetidamente a prontidão para o uso da força, através de golpes de Estado.

O documento refere ainda, entre outros aspectos, a situação económica e financeira, a situação de crimes predicados no país, bem como a assistência técnica da organização à Guiné-Bissau.
PNN - 24 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público