quarta-feira, 10 de abril de 2013

O GOVERNO DE TRANSIÇÃO NEGA O SEU ENVOLVIMENTO NO TRAFICO DE DROGA
O governo de transição da Guiné-Bissau classificou hoje (quarta-feira) de "falsas, tendenciosas e mentirosas" as afirmações sobre o alegado envolvimento do primeiro-ministro e do Presidente de transição no tráfico de drogas. 

"Estas afirmações visam, até para os menos entendidos, desacreditar as instituições da República, desestabilizar o país e semear a confusão", diz um comunicado do governo lido hoje pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz, Fernando Vaz. 

Dois dos alegados narcotraficantes detidos pelas autoridades norte-americanas que estão a ser ouvidos nos Estados Unidos terão dito que tinham ligações ao governo e à Presidência da República, segundo a acusação da procuradoria federal do distrito de Manhattan. 

Os dois acusados foram detidos na semana passada, juntamente com o almirante guineense Bubo Na Tchuto, a quem os Estados Unidos classificam há muito como "barão" da droga. 

O governo de transição nota que o processo-crime a que responde Bubo Na Tchuto decorre sob segredo de justiça e que as informações são prestadas através de comunicados, "cujo teor não correspondem às calúnias" divulgadas.

Fernando Vaz acusou nomeadamente "blogues irresponsáveis" e uma agência de notícias internacional de divulgarem informações falsas no quadro de "actividades subversivas contra o governo de transição". 

Manuel Serifo Nhamadjo (Presidente de transição) e Rui de Barros (Primeiro-ministro), são "pessoas de princípios, dignidade e decência", nunca participaram e actos relacionados com tráfico de droga e "não tinham conhecimento dos factos que motivaram a detenção do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto e outros, e jamais dariam a o seu acordo na utilização da Guiné-Bissau como interposto de drogas", disse Fernando Vaz. 

O ministro negou também que alguma vez fosse usado dinheiro de tráfico de droga para pagar salários na Guiné-Bissau, cujos fundos têm vindo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) e governo da Nigéria. Tal proveniência, disse, pode ser comprovada. 

O governo de transição, adiantou Fernando Vaz, reconhece que tem dificuldades para combater a criminalidade transnacional, principalmente o tráfico de drogas, e o Primeiro-ministro pediu inclusivamente ajuda aos governos dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, França e à CEDEAO. O ministro da Justiça também pediu a colaboração dos seus homólogos da CEDEAO, disse o porta-voz.

"O governo guineense incita, mais uma vez, a comunidade internacional à concessão da ajuda solicitada", diz o comunicado, no qual se garante que "o terrorismo interno não existe na Guiné-Bissau" e que o governo prende e extradita qualquer estrangeiro ligado às organizações terroristas Al-Qaida ou Aqmi, a requerimento dos Estados interessados. 

Sobre Bubo Na Tchuto, Fernando Vaz esclareceu que o mesmo "passou à reserva compulsiva desde 26 de Dezembro de 2011" e que desde essa data não exerce nenhuma função ou cargo. Neste momento é suspeito mas não condenado e a sua defesa é um direito constitucional de natureza processual penal e uma obrigação correlata do Estado, disse.
Angola Press - 10 de Abril de 2013

1 comentário:

  1. E entao quando e queos tripulantes da LANCHA VOADORA(KAU¬VERD) serao captuados.Hummmmm...ummmmmmm.
    ISCOLA KE DJINTIS NA ANDA NEL.. ANOS KU KUMPUL.
    nfala;
    Catchuris tuuudo ta cume K*K*. kil ku leba dissiu pa cassa, killa ki catchur di merd*

    Bo disculpan sin iara bos
    Ubas de Canhamina

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público