sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ban Ki-moon quer segundo representante em Bissau para ajudar Ramos-Horta

A missão das Nações Unidas na Guiné-Bissau deverá passar a ter um segundo representante do secretário-geral para liderar um “pilar político” e trabalhar com o líder da equipa, Ramos-Horta – defende Ban Ki-moon, num relatório apresentado ao Conselho de Segurança, na quinta-feira.

O segundo representante de Ban trabalharia mais directamente os assuntos de “paz e segurança”, para permitir a Ramos-Horta  dedicar-se à diplomacia e à mobilização de apoios para a Guiné-Bissau.
O país vive actualmente, segundo o relatório, uma situação “globalmente calma embora volátil”.

Os “ajustamentos” na estrutura da missão, com reforço da equipa e “revisão” do seu mandato, visam contribuir para a estabilização política e o desenvolvimento do país, num processo que passaria por duas fases. A primeira, de restauração da ordem constitucional, centrada na criação de um “clima político de confiança”, culminaria com eleições legislativas e presidenciais. A segunda, de consolidação da estabilidade, passaria por acordos pós-eleitorais para reformas e pelo reforço das instituições democráticas e chegaria ao fim quando o governo saído de eleições completasse o seu mandato de quatro anos.

Ramos-Horta disse na quinta-feira (09 de Maio) aos 15 membros do Conselho de Segurança que deve ser “seriamente” considerado o pedido do governo de transição, instaurado após o golpe, para que as Nações Unidas liderem o processo eleitoral evitando “possíveis disputas ou violência".

Seguindo as recomendações de uma missão que esteve na Guiné-Bissau em Março, o relatório de Ban Ki-Moon propõe que o mandato da missão passe a incluir o apoio às autoridades nacionais no combate ao tráfico de droga e a protecção e promoção dos direitos humanos – esta última é uma das vertentes da sua actuação a que as Nações Unidas querem dar mar mais relevo e deverá ser uma das competências do segundo representante especial do secretário-geral em Bissau.

O impacto negativo do crime organizado e do tráfico de droga nos esforços de estabilização e desenvolvimento do país africano é também referido pelo secretário-geral. O relatório recomenda que sejam criadas condições para manter em Bissau a presença da UNODC, departamento das Nações Unidas de combate à droga e à criminalidade – em Abril chegaram ao fim, e não foram renovados por falta de financiamento, os contratos de boa parte do pessoal.

Há poucas semanas, agentes norte-americanos detiveram um antigo chefe da Marinha, Bubo Na Tchuto. António Indjai, actual chefe das Forças Armadas e tido como o “cérebro” do golpe de 2012, foi também acusado pelos Estados Unidos de envolvimento no tráfico de droga.


Ramos-Horta, que desde Fevereiro deste ano representa Ban Ki-Moon em Bissau, manifestou ao Conselho de Segurança a opinião de que, se for apoiada, a Guiné “pode tornar-se um exemplo brilhante de história de sucesso”. “Na minha humilde opinião, o problema da Guiné-Bissau deve ser directamente colocado à elite política que falhou para com o seu povo durante quase quatro décadas”, disse também, segundo declarações divulgadas pelo centro de informação das Nações Unidas.
Publico - 10 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público