terça-feira, 7 de maio de 2013

Divergências entre políticos são normais, mas o entendimento é necessário na Guiné -Bissau



Gana Fofang
O representante do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau, Gana Fofang, considerou segunda-feira de normal as divergências partidárias mas instou os políticos guineenses a entenderem-se, porque o povo e a comunidade internacional estão à espera. 

"Penso que é normal que as diferentes posições sejam discutidas, mas esperamos que isso não dure muito tempo porque a população espera uma solução rápida", disse Gana Fofang aos jornalistas depois de se ter reunido com o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo. 
Na semana passada, partidos, sociedade civil e militares concordaram na realização de eleições este ano e num novo modelo para o período de transição que inclua um governo mais abrangente.

No entanto, dois dias depois, PRS e PAIGC, partidos que compõem quase em exclusivo o parlamento, passaram um dia a discutir o que iriam discutir (agenda) e não se entenderam.  

De acordo com o número dois do escritório da ONU na Guiné-Bissau (chefiado pelo timorense José Ramos-Horta), a comunidade internacional continua empenhada em apoiar "o processo em curso, na procura de uma solução rápida para este período de crise". 


"A nossa posição é a mesma", disse Gana Fofang, explicando aos jornalistas que a reunião com Serifo Nhamadjo serviu para "ter uma ideia do trabalho que está a ser feito, a nível do parlamento e dos partidos" e da criação de um roteiro de transição e de um governo de consenso. 
O camaronês Gana Fofang é, desde 2011, o coordenador e representante residente do PNUD em Bissau. Já desempenhou idênticas funções em São Tomé e Príncipe.
Angola Press - 07 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público