quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ramos Horta mostra-se confiante no futuro político da Guiné-Bissau

José Ramos-Horta acredita que a situação política no país se defina na próxima semana. O representante da ONU na Guiné-Bissau acrescenta que se tudo correr como previsto, haverá uma conferência de doadores em 2014 para apoiar o país.

As declarações foram feitas depois de José Ramos Horta se ter reunido, esta manhã, com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Ibraima Sori Djaló. Neste encontro o representante da ONU na Guiné-Bissau deu conta das diligências que fez na recente viagem a Nova Iorque, e de quem recebeu informações sobre o evoluir da situação política no país.
Nos últimos tempos, atendimento à situação política que se vive no país desde o golpe de Estado e da formação de um Governo de transição, a Comunidade Internacional tem estado a exigir ao país a formação de um Governo mais inclusivo, a aprovação de uma agenda de transição e a realização de eleições.

Exigências que parecem estar no bom caminho, segundo Ramos Horta, os políticos, sociedade civil e militares já se entenderam quanto à data para a realização das eleições, faltam agora os dois pontos, todavia o representante da ONU na Guiné-Bissau reconhece os esforços que estão a ser feitos pelos dois principais partidos políticos, PAIGC e PRS.

Recorde-se que o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, deverá chegar hoje (16 de Maio) ao país, pelo que Ramos-Horta acredita que até à próxima semana será anunciado um novo executivo e o roteiro de transição, para que posteriormente seja assinado "um pacto de regime para o pós eleições".
RFI - 16 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público