domingo, 9 de junho de 2013

BOA SORTE E BEM HAJA A TODOS
É sempre maçada na memoria e no estado de espírito quando os desentendimentos abalam os caminhos do progresso, transformando tudo ou nada em dias perdidas na divergência. Causando longas negociações para um fim tão iminente... Tanta disputa para lugares de muita responsabilidade e de julgamento sumário.

Assim é a história do tão querido e falado governo inclusivo de transição que agora entrou em funções para suportar a segunda e ultima etapa transitória... A grandeza do executivo  e a variedade das pastas criadas, se calhar, contribuiu na morte de varias ilusões pelo interesse de ocupar algum cargo de responsabilidade público para cada um dos partidos e de cada uma das individualidades.

O que estava a ser complicado é, sem dúvidas, a parte mais simples e menos complexo do processo. Porque ser encarregue de responsabilidade e assumir-se como responsável, não é tão difícil quanto isso... O mais complicado e difícil é, o bom desempenho da incumbência assumida com competência, com eficácia e de finalmente ser reconhecido pela maioria como importante pela contribuição valiosa.

De toda essa história, o que compensa mais a republica da Guiné-Bissau é, fazer de todas as discussões e desacordos que antecederam a recente formação do governo, de um puro espírito de cidadania e patriotismo, caracterizada de intenção única de defender o bom nome da Guiné-Bissau e de salvar a morte da democracia no pais.

Há quem diga que o tempo é curto e o desafio é grande... O que é uma pura verdade e eu também partilho da mesma opinião. Certo é que foi nessa lógica que todos e cada um dos membros se dignou assumir confiante na capacidade de deixar boa prestação.
Um desafio que é mais uma prova de fogo capaz de relançar ou afundar o futuro politico de cada um,  dentro de um ambiente politico difícil onde a presença de cada um está antecedida de uma só leitura, ou seja, de simples interesse pessoal... porque tantos  que chegaram de jurar servir a Guiné-Bissau, pelas contas feitas o que se verificou é que serviram-se da Guiné-Bissau... Agora, para inverter essa lógica só requer um empenho verdadeiro nessa nobre e honrosa missão de, com competência, coerência, isenção e mentalizados pelo espírito de missão, em cumprir e fazer cumprir as tarefas necessárias ao bom fecho desse ciclo de transição.

Sublinho umas das referencias do discurso presidencial da tomada de posse onde Serifo Nhamadjo avisa que " Este Governo é-lhe confiada e exigida no essencial, uma e só uma missão: a realização de eleições gerais, (legislativas e presidenciais) sem, no entretanto esquecer do necessário apoio à condução e conclusão de uma boa campanha da castanha de caju, bem como a preparação e distribuição de sementes agrícolas aos nossos camponeses, uma missão vital para a sustentabilidade do nosso frágil tecido económico e garantia do sustento das classes mais desfavorecidas".

Caros irmãos e queridos compatriotas
A dignidade humana exige muito que fazer e dura tanto a construir para atingir o patamar de reconhecimento, de um digno e credível. Mesmo assim é impossível livrar-se das contrapartidas de constantes desconfianças e vulnerabilidades de fácil destruição.
Da mesma forma  como a confiança não é imposto mas sim conquistada... É tão bom que todos e cada um de nós contribua para que a ma memoria registada na nossa história politica seja agora de crescente evolução positiva.
Boa sorte e bem haja a todos.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público