quarta-feira, 5 de junho de 2013

PRS aceita e o PAIGC recusa a ultima proposta do Primeiro-Ministro

A Comissão Executiva do PRS decidiu aceitar a última proposta do Primeiro-ministro, que concede quatro pastas ministeriais e três secretarias de Estado ao partido.
Numa iniciativa entre as duas principais forças políticas da Guiné-Bissau, o PAIGC e o PRS havia acordo em que o primeiro ficava com oito pastas ministeriais e três secretarias de estado enquanto o PRS preenchia seis funções ministeriais e duas de secretarias de estado.
A propósito, Florentino Mendes Pereira explicou que, o acordo entre os libertadores e os Renovadores não é vinculativo mas sim entre dois grandes partidos que serve de base para negociações.
“A Comissão Política do PRS decidiu fazer esta cedência para permitir o país ultrapassar o momento difícil em que se encontra para a formação de um novo governo de inclusão, esperado tanto pelo povo como pela comunidade internacional” 
Enquanto que PAIGC foi atribuido cinco pastas ministeriais e trés secretarias de estado. Mas ainda continua não estar de acordo e evoca proporcionalidade de acordo com o número dos deputados no parlamento para exigir mais um Ministério e mais uma Secretaria de estado. 
As Forrças Armadas ficam com duas pastas, um ministerio (interior) e uma secretaria de estado. Enquanto que o Presidente da republica fica com a Diplomacia (MNE) e secretaria de estado das comunidades.
Tendo em mão todas as propostas, aguarda-se o pronunciamento e a decisão do Presidente da republica de transição nas proximas horas.
RDP África - 05 de Junho de 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público