quinta-feira, 15 de agosto de 2013

António Indjai comenta situação política

António Indjai comenta a situação política na Guiné-Bissau e afirma que não abandonará o seu cargo de chefe do estado-maior das Forças Armadas.
No decurso de uma reunião dos serviços secretos militares e civis em Bissau, o chefe do estado-maior da Guiné-Bissau, general António Indjai teceu algumas considerações sobre a situação política da Guiné-Bissau.O responsável militar guineense acusou nomeadamente os dirigentes políticos do país de não amarem a própria pátria pelo que se preocuparem simplesmente com os seus  bem-estar. 
Discreto nos útimos tempos, o general Indjai que após a prisão pelos americanos do almirante Bubo Na Tchuto, foi igualmente acusado pela justiça dos Estados Unidos de estar envolvido no narcotráfico, declarou que só abandonará as suas actuais funções se for exonerado por um futuro presidente-eleito. 
Indjai é contestado por vários círculos políticos da Guiné-Bissau e tido pela comunidade internacional como um entrave à reforma das Forças Armadas do seu país. Sem ter feito uma alusão específica à Bubo Na Tchuto, o general Indjai afirmou que ele não é indivíduo a deixar-se capturar pelos americanos, e se um dia sentir que isso lhe pode acontecer prefere antes matar-se.
RFI - 15 de Agosto de 2013

5 comentários:

  1. Bem este senhor calado é um autentico poeta.
    Então preparas para suicidar,porque os EUA vão te capturar e nunca mais voltará a pisar o solo sagrado que é a nossa Guiné-Bissau.

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque tanto odio? O sr. Arnaldo Dju pelos teus comentarios que tem deixado aqui e acola, demostra da tua parte uma tamanha ignorancia. Talvez por que ainda choras por morte do teu tio NINO VIEIRA.
      Oh, ja sei, e tu tambem acabaras como ele....

      Eliminar
  2. Considero que este é um importante recado dirigido ao futuro presidente eleito da Guiné-Bissau e por quem de direito. O presidente que for eleito em novembro de 2013 deve, no seu primeiro acto, demitir o Antônio N´djale, das funções de CEMGFA. Esta é uma medida primordial para a promoção da estabilidade, credibilidade, confiança, aceitabilidade, concórdia nacional, integração ao mundo civilizado e perspectivar o desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  3. Nao se iludem porque com a saida so do Antonio Injai, a situaçao nao estara resolvida,ate porque o Injai, nao é venenoso mas sim sofre influencia dos demais,como O Biom,que nunca foi militar e com o 7 de Junho , apareceu como o mais conhecedor tudo e todos, O que sabe e conhece o Biom,para ser diretor geral de Segurança de Estado? sao gentes como ele, que atiçam a fogueira,porque na situaçao normal nem porteiro atingirao,mas sao muitos essas gentes.
    So temos que pedir a Deus, que nos livre do mal e dos madosos,para que a nossa Guiné encontre a PAZ,desejada.Rezemos Irmaos,a nossa salvaçao é DEVINA.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos e irmãos, o mais importante para estabilidade da Guiné Bissau não é a exonaração do CEMGFA mais a mentalidade dos Guineenses( principalmente dos intelectuais ) e o comportamento dos nossos governantes.
    Que fazem ,todos os que andam a falar,escrever, criticar,insultar e etc. Os Guineenses querem a estabilidade sem sacrificio, querem a paz sem enfrentar as dificuldades,querem o progresso sem trabalhar,querem a vida boa sem arregassar as mangas; irmãos , não vamos continuar a brincar com a realidade porque ninguém tem o monopolio do poder ou da sabedoria: os que sabem téém o direito de ensinar , os que não não sabem devem aprender mas na nossa Guiné so existem papagaios e os Guineenses da diaspora passam o tempo a falar sem agir.
    Quantas almas foram sacrificadas na nossa Guiné? Escrever uma historia sem frisar o passado é impossivel; nada começou hoje ,o mal foi feito desde o primeiro dia da mobilisação, durante a luta até a independecia e sucessivamente; com a mentira nunca alcançaremos os nossos objetivos, com parcialidade nunca atingiremos a nossa meta, o mais importante na fase atual!! é aceitar a verdade e denunciar todo o tipo de marginalisação,monopolio do poder,tràfico,injustiça,tribalismo,divisões!!!!!
    A união faz a força mas so com respeito mutuo e com cada pedra no seu respeitivo lugar!!!!
    Nas escritas podemos analisar o comportamento da nossa sociedade atual: mediocre,mediocre, os que vivem dentro e fora do Paì sõ todos o pana da mesma banda.
    Ninguém sabe criticar ou fazer auto critica construitiva, infelizmente so lemos :insultos,ideias absurdas,analises pobre e sem soluções.

    Mantenhas a todos

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público