quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Colapso de mesquita em Bissau mata jovem de 18 anos

A mesquita de Cupelum de Cima, situada no centro da cidade de Bissau, desabou na madrugada desta quarta-feira, 14 de Agosto, por volta das 01:00, numa altura em que alguns fiéis ainda se encontravam no interior do edifício, nomeadamente os «Ababus».

A derrocada do tecto e da cobertura da mesquita, com capacidade para albergar uma centena de fiéis muçulmanos, resultou na morte de um jovem de 18 anos e ferimentos em cerca de vinte pessoas, que foram imediatamente transportadas para o hospital central de Bissau. 

As causas do acidente apontam para humidade, em sequência da constante chuva que tem caído em Bissau nos últimos dias e também, segundo os especialistas, ao facto de que a mesquita foi erguida sem se ter em conta os processos de construção de um edifício daquela dimensão. A mesquita, que tinha sido recentemente reabilitada, contou com o financiamento de um Xerife da Gâmbia.

A mesquita de Cupelum de Cima é a mais antiga de Bissau. Foi construída em 1918 e desde então tem albergado muitos fiéis muçulmanos mesmo com a construção de outros lugares de culto islâmico, com maior conforto. 
PNN - 14 de Agosto de 2013

O actual Imame, Catia Mané, lamentou o sucedido, invocando o destino como a razão do acidente, implorando «glória eterna» ao jovem que faleceu «na casa de Deus».

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público