quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nações Unidas pedem à Guiné-Bissau que aplique com "urgência" mais verbas na saúde das crianças

O Comité dos Direitos da Crianças das Nações Unidas pediu nesta 4ª-f (14 de Agosto) ao governo de transição da Guiné-Bissau que destine com "urgência" mais verbas para os cuidados de saúde dos mais novos.

O pedido encabeça as recomendações finais elaboradas pelo comité em junho e hoje entregues ao primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros, numa cerimónia no Palácio do Governo perante elementos de instituições guineenses e estrangeiras.

Apesar de elogiar vários avanços legislativos, o comité espera que a Guiné-Bissau "priorize dotações orçamentais que assegurem a implementação dos direitos da criança até ao limite máximo dos recursos disponíveis".

É também considerado urgente intensificar "o combate ao abuso sexual e exploração infantil" e aumentar de forma significativa "as despesas na saúde e na melhoria do acesso das crianças aos serviços de saúde e medicamentos".

"O comité apela ao Estado para a urgência em tomar as medidas necessárias para o cumprimento das recomendações", que já foram feitas em anos anteriores.

No documento, o conjunto de especialistas das Nações Unidas mostra-se "profundamente preocupado" com os altos índices de mortalidade infantil na maioria atribuídos a "causas evitáveis".

Anda assim, em 2010, "apenas 42 por cento de crianças abaixo de um ano de idade receberam todas as vacinas necessárias", conclui o documento.

Na cerimónia, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Antero de Pina, apelou ao governo de transição para "reativar a Comissão Nacional para a Infância".

Aquele responsável acredita que seria uma ajuda preciosa para "atingir os objetivos" apontados pelo Comité dos Direitos da Crianças das Nações Unidas.

Rui Duarte Barros, primeiro-ministro de transição, respondeu dizendo que a implementação das recomendações "não pode estar" fora do alcance do executivo.

"Tudo depende da nossa capacidade de organização do rigor na aplicação de políticas e na seriedade de utilização de fundos disponíveis", referiu.

"Não podemos admitir o retrocesso", sublinhou Rui Duarte Barros.

O Comité dos Direitos da Crianças das Nações Unidas convidou a Guiné-Bissau a remeter dois novos relatórios sobre a situação do país até 18 de março de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público