sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Contra-Inteligência militar interroga comentador político

Um comentador político da Rádio «Bombolom FM», uma estação privada da Guiné-Bissau, foi interrogado esta quarta-feira, 11 de Setembro, pelos serviços de Contra-Inteligência Militar.

Justino Sá encontra-se na Promotoria Militar a ser novamente interrogado devido à acusação de falsas informações. O comentador disse, este sábado, 8 de Setembro, que o número de oficiais das Forças Armadas guineenses é superior ao número de soldados, quando comentava a recente promoção de Generais nas Forças Armadas.
dokLicenciado em Direito, Justino Sá corre o risco de enfrentar um processo-crime instruído pela Promotoria Militar, apesar de algumas vozes considerarem que o acusado, por ser civil, deveria ser ouvido no Ministério Público mediante uma queixa interposta pelas estruturas militares. Contudo, os factos apontam para que o comentador venha ainda a enfrentar um processo difícil.
Pela solidariedade ao seu comentador a Radio encerrou as portas e pediu compreensão de todos os ouvintes.
PNN - 12 de Setembro de 2013

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bem nha ermon Samba Bari,nem sei por onde começar essa patética interrogação destes senhores todo poderoso da nossa praça Bissau-Guineense (militares).
    Não é necessário ser jurista ou advogado ou simplesmente ter a cadeira de introdução ao estudo de direito,para saber ou perceber que um cidadão civil não pode ser ouvido e nem julgado nas instâncias judiciais militares,mas pronto como o país chama-se a Guiné-Bissau é normal que isto aconteça,simplesmente vergonhoso e lastimável.
    Será que estes senhores(militares)pensam que aquele país é uma propriedade privada deles?
    O mais grave disto tudo é que até agora as autoridades da transição nem piou ainda e nem vai pronunciar porque os verdadeiros detentores do poder na Guiné-Bissau não são eles,mas sim os militares. E o senhor PGR NHU Abdu Mané, mas uma vez caladinho a torcer o nariz,este homem é uma vergonha para os nossos magistrados,ou melhor nas condições normais este homem nunca chegaria a este cargo,porque este cargo requer uma pessoa idónea,uma pessoa sem índices de corrupção,quantos processos que este senhor Abdu Mané tem com a justiça Guineense?
    Será que o que senhor Justino Sá disse é uma mentira? Quem não sabe que há mais oficiais que os soldados na nossa praça Bissau-Guineense?
    Quem não sabe que estes altos oficiais têm dezenas de mulheres em todos os bairros de Bissau? E essas mulheres são sustentadas por eles,quem desconhece essa realidade da nossa Guiné? Então pergunto eu,onde estes senhores têm tanto dinheiro para sustentar estas mulheres todas? Ah ok esqueci-me essa parte: É TARDA NA FINANÇAS,PABIA NA KIL TEMPU CONTROLU KA TEN BA...ÉTA RECIBI BÁ DUS BIAS...by António Indjai.
    O nosso representante das NU o senhor Ramos Hortas,nem piou ainda e nem vai pronunciar,porque a preocupação dele é viajar para Europa. Continue a defender a minha tese que o problema da Guiné-Bissau tem de ser resolvido pelos seus filhos e procurar entendimento duma forma honesta e sincera sem excluir ninguém,porque a Guiné pertence a todos nós(Guineense).
    Força e coragem nha ermon fidju di tchon Justino Sá, o mundo esta contigo e os teus colegas jornalistas estão contigo ou melhor o povo Guineense esta contigo...aquele abraço forte di ermons di tchon sagradu.

    Viva Guiné-Bissau
    Viva os Guineenses
    Viva a paz e a Democracia
    Viva Unidade Nacional de todos os Guineenses
    Abaixo os golpistas e os seus apoiantes

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público