sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Lei de amnistia de novo no parlamento guineense

A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau vai analisar na príxima segunda-feira em sessão plenária, o projecto-lei de amnistia para os autores do golpe de estado militar de 12 de Abril 2012.
A sessão parlamentar desta quinta-feira foi suspensa, após a apresentação do projecto-lei sobre amnistia geral para os golpistas, proposto pelo governo de transição.

A amnistia, que será a segunda votada no país, após a de 2007, está prevista no pacto de transição, concluído na sequência do golpe de estado militar de 12 de Abril 2012, e visa ilibar todos os implicados no mesmo.

Fernando Vaz, ministro da presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do governo de transição afirmou esta quinta-feira que "antes das eleições os guineenses devem reconciliar-se e procurar uma paz duradoura e a estabilidade para o país".

Estes mesmos argumentos - estabilidade, reconciliação e perdão - foram utilizados para a aprovação em 2007 da lei de amnistia geral para todos os actos de violência cometidos desde a independência e até 2004, mas nem por isso o país evitou a série de assassínios políticos em 2009, incluindo os do presidente Nino Veira e do seu Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Tagmé Na Waie.

Nessa altura, essa lei que teve o "beneplácito" do então presidente João Bernardo "Nino" Vieira, fora vivamente criticada por sectores da sociedade civil e pela Liga Guineense de Direitos Humanos, que defendeu na altura que se deveria optar por implementar na Guiné-Bissau algo de semelhante à Comissão da Verdade e Reconciliação, criada na Âfrica do Sul, pós apartheid.
RFI - 05 de Setembro de 2013






Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público