domingo, 1 de setembro de 2013

OBRIGADO PELAS CRITICAS AGORA VAMOS PARA AS SOLUÇÕES

Quando as discórdias e os períodos de mau estar atingem o pico mais alto do seu destino, o mundo nos parece sem lugar de estar, os planos de ação sem ideias de onde iniciar, os pontos de partida todos ofuscadas enquanto que as prioridades se alargam e generalizam sem poder de consenso perante um ângulo de ataque inicial.

A vida tende as situações de controverso porque a sociedade humana é composto de pessoas boas e de outras más... O mundo de hoje se move de acordo com as circunstancias de interesse, pior quando o poder é apoderado de pessoas menos humildes e sensíveis com a vida e o sofrimento do companheiro.

Daí que, quando as pessoas com carateristicas de maldade insistem em serem malvados e a fazerem maldade, a resposta das que são boas não deve ser do mesmo jeito, ou seja a  de maldade, porque está em causa a luta de duas classes. A classe da sociedade boa e a classe da sociedade má, onde a prevalência da ideia social boa serve mais a sociedade no seu todo.
É compreensível que não é fácil responder maldade com bondade, nem aturar sempre atos e provocações constantes de mau estar, mas quando for um habito responder mal pelo mal, as tantas todos somos malvados e nem se consegue separar as pessoas boas das pessoas más.

É preciso compreender que para implantar um entendimento permanente não pode nunca ser com promessas falsas,  da mentira e de violência... Perante abandono de verdade e bondade que são reservas de felicidade, como pressupostos que também garantem a oportunidade de outros gozarem as suas aventuras e serenidades de trabalhar com lealdade mesmo depois da nossa existência. 
Falar a verdade e implantar ensinamentos com grandes ideias são linguagens que até os surdos conseguem ouvir e os cegos conseguem ler.
So o espírito de fazer bem e insistir no bem mesmo com diversas intervenções dos que sempre alegraram com a maldade, faz com que o desentendimento, a desconfiança e a hostilidade abrande entre nós ou desaparece dentro da nossa sociedade... Mas para lá chegarmos é preciso muita persistência e pagando por isso o custo de varias derrotas. Porque a luta e o sofrimento de (re)instalar o bem e o sossego, custa mais sacrifícios e leva mais tempo de ser uma realidade.

O que gostava de fazer convite aos estimados leitores, mas em especial aos meus queridos concidadãos da Guiné-Bissau é o favor de cultivemos o habito de pensar só em soluções de amontoados problemas que temos de formas a podermos inverter as tendências que nos dão a razão de criticar, criticar e criticar.
Como? e de que maneiras?... Foram e são as perguntas que muitos fazem, mas a resposta é o que todos devemos pensar. Exactamente é onde reside a importância da participação de cada um de nós e o valor de reclamarmos a nossa cidadania com excelência. Porque sabe mal criticar hoje e sentar-se a espera com certeza de que outra razão aparecerá a seguir para criticar outra vez.

Pensamos demasiadamente nas razões que temos de criticar, mas o mais importante para nós nesta fase em que estamos é de conseguir a maior congregação possível com intenção única de arranjarmos solução para encontrar soluções, soluções e soluções... 
Que nos produzam mais sorrisos em vez de lágrimas... Mais humildade, bondade e ternura em vez de ódios e vinganças... 
Para declinarmos esse habito constante de sermos conotados com a vida de violência cujo os resultados não só são de perda e atraso mas também a experiência nos provou que a maldade em si bebe a maior parte do veneno que produz. Ou seja, quem faz mal, mal lhe acontece.

Eu acredito no valor e na capacidade intelectual do homem e da mulher guineense, por isso vamos fazer a nossa Guiné-Bissau uma casa de bons sentimentos, de entendimento e de compreensão, onde a ma-fé não faz morada e a maldade não se cria... Onde a amizade e boas intenções preencham o espaço de ódio que outrora chegou de invadir os nossos nobres corações.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público