sábado, 31 de agosto de 2013

Harmonia e colaboração necessária

Numa conjuntura em que tudo é de todos, os sentimentos de dor é partilhado por todos e onde o exercício de cidadania  de cada um é tão importante perante essa convivência conturbada, em que a realidade obriga contribuição de todos e de cada um... 
Se alguém ou alguma raça, tribo, religião ou quem quer que seja julgar que é mais importante na Guiné Bissau, engana-se e está mergulhado numa total ignorância. Todos os guineenses têm mesmos deveres e mesmos direitos perante a lei fundamental da república da Guiné Bissau (a constituição).

Qualquer cidadão deve ser promovido de acordo com a sua dedicação e capacidade na luta para desenvolvimento económico  politico e sócio-cultural do pais. todos os guineenses direta ou indiretamente, têm a obrigação de colaborar, participar e lutar para que o país possa sair na situação em que se encontra. Não basta fazer criticas infundadas, mas sim construtivas, dizer a verdade seja em que circunstancia for. evitar chantagens, tentar denegrir a imagem de um individuo, raça ou tribo. tratar cada coisa com o seu nome próprio, ter coragem de apontar os erros e os responsáveis pelos mesmos sem mesquinhes. Respeitar cada um como irmão guineense e não como um fula, balanta, mandinga, pepel, mancanhe ou outra tribo ou raça. Juntemos como homens e mulheres para salvar a Guiné sem arrogância, mentira, prepotência ou hipocrisia. A Guiné é rica com a sua boa gente. Temos um mosaico cultural invejável em África e no mundo. Mas a unidade já não é o que era. 
Os guineenses deram exemplo de unidade entre os seus filhos durante a luta de libertação nacional... E agora? Porque não continuarmos com o mesmo espírito e a mesma solidariedade de outrora? 
Não deixemos que os interesses egoístas continuem ganhar terreno porque sem dúvidas cada um de nós será julgado pela história. Se cada um, num dado momento pensar o que já fez ou que deve fazer para desenvolver o pais, não será difícil acharmos as vias possíveis para atingir o destino necessário com grandes conclusões.

Por: José Carlos Baldé, um destacado quadro guineense  a viver em Portugal durante vários anos, com muita experiência politica e social.
OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

1 comentário:

  1. Fez um bastante tempo que não tinha visto esse Sr. graças a "Rispito" foi um prazer reencontrar essa cara.
    Obrigado Site Rispito pela contribuição valiosa que tem estado a dar.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público