segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Trabalhadores fecham Correios da Guiné-Bissau e reclamam do Estado 52 meses de salários

Um grupo de trabalhadores fechou a cadeado a sede dos Correios da Guiné-Bissau e reclama do Estado o pagamento de 52 meses de salários intercalados, desde 2007, explicou à Lusa um dos organizadores do protesto.
A principal estação de correios do país, em Bissau, está fechada "por tempo indeterminado", disse à Lusa o presidente da comissão de trabalhadores, Bernardino Mango, à porta da sede dos correios que os funcionários decidiram fechar no sábado.

Hoje (23 de Setembro) não há serviços, amanhã celebra-se o feriado do Dia da Independência da Guiné-Bissau e na quarta-feira o protesto poderá continuar, referiu.

Para além de ninguém poder enviar ou receber correio, estão também afetados os serviços da Guiné Telecom e Guinetel (operadora móvel nacional), que funcionam no mesmo edifício.

"Cada governo chega e paga uma parte dos salários em dívida, mas deixa outra parte por pagar", referiu Bernardino Mango, para explicar como se chegou a um total de 52 meses intercalados em dívida desde 2007, afetando mais de 100 funcionários.

Para reabrirem as portas dos correios e voltarem a laborar, os trabalhadores exigem que o governo de transição que atualmente gere o país, pague pelo menos a parte da dívida que lhe diz respeito.

A comissão pede ainda a resolução de problemas relacionados com as promoções, a melhoria de condições de trabalho e a regularização da colaboração de operadores informais, "que operam por aí, sem sabermos como", sublinhou Bernardino Mango.
A Lusa tentou obter esclarecimentos por parte do governo de transição que remeteu explicações para mais tarde.
RTP Notícias - 23 de Setembro de 2913

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público