segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os fieis muçulmanos da Guiné-Bissau divergem e vão rezar em dois dias separados 

Os fieis muçulmanos da Guiné-Bissau divergem mais uma vez quanto a data oficial para a celebração da reza de “Tabaski”, (conhecido também como festa de carneiro).
O Conselho Nacional Islâmico (CNI) e Conselho Superior dos Assuntos Islâmico (CNAI) determinaram este domingo em conferência de imprensa, a data de 15 de Outubro, terça-feira, para a reza de tabaski.

Tal como aconteceu na reza de Ramadão em Agosto passado, onde a comunidade rezou separada durante dois dias, também agora uma parte dos fiéis muçulmanos anunciou rezar o Tabaski na próxima quarta-feira, 16 de Outubro.
Lembra-se que após a reza de Ramadão que decorreu entre os dias 8 e 9 de Agosto, quando os responsáveis da comunidade islâmica não se entendiam sobre o aparecimento ou não da lua nova ao por do sol, no dia que completou os 29 dias de jejum, o assunto provocou um debate social e radiofónico, tendo seus protagonistas anunciando a necessidade de se criar uma comissão para a calendarização dos eventos islâmicos, para que situações dessas não voltariam a acontecer.
Porém, o ambiente que se vê até neste momento, tudo indica que mais uma vez os fiéis muçulmanos terão que celebrar a festa de Tabaski por dois dias, de forma separada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público