terça-feira, 15 de outubro de 2013

Timor-Leste está disposto a ajudar Guiné-Bissau nas próximas eleições

De acordo com o ministro timorense dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Luís Guterres, o Timor-Leste se colocou à disposição para auxiliar a Guiné-Bissau na realização das eleições.
"Em relação à matéria de questões políticas, obviamente serão decididas a nível de CPLP. Mas há muito interesse da parte de Timor-Leste em saber da situação que se viu na Guiné-Bissau", afirmou.
Segundo ele, a ajuda será dada após consultas com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que está a acompanhar a situação guineense desde o golpe de Estado de 12 de abril de 2012.
Durante sua passagem por Nova York, Guterres ainda falou sobre a cooperação entre os dois países. "Timor-Leste, por causa da solidariedade fraternal que nós temos, sente a obrigação de fazer algo pelo povo da Guiné-Bissau. Abrimos na Guiné-Bissau a nossa agência de cooperação e o objetivo é dar apoio à população, apoio de emergência assim como incentivar a produção agrícola", detalhou.
No começo de outubro, o primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, visitou a Guiné-Bissau como parte da cooperação entre os dois países. Além disso, a missão da ONU em Bissau é liderada pelo ex-presidente timorense e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta.
Radio ONU - 14 de Outubro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público