domingo, 20 de outubro de 2013

"RISPITO"  PARA TODOS

Quem vive está sempre sujeito a levar com os outros, críticas em relação à factos, em relação a nossa pessoa até no que gostamos de fazer... Já todo o mundo sabe que há universos difíceis de conviver com ideias opostas, ou gostos contrários... Mas com educação e cordialidade é bem possível que os opostos se convivam. 

Nessa época em que todos têm espaço e voz graças a democracia e através dos meios digitais... Quem antes ficava oculto no anonimato das limitações de comunicação, hoje entra em nossa vida sem  pedir licença com o seu modo particular de ser e a maneira de pensar ou fazer desenho das coisas esquecendo de poder atingir a grande maioria de inocentes que nada tem haver do que acontece

Por favor, sejamos respeitosos com esse país chamado Guiné-Bissau. Um respeito que implica reconhecer que cada ser vale por si mesmo, porque simplesmente existe e, ao existir, expressa algo do ser originária de energia e de virtualidade da qual todos viemos e para o qual todos se retornamos… Numa perspectiva religiosa, cada ser expressa o próprio criador.

Ao captarmos os seres como valor intrínseco e de respeito, surge em nós o sentimento de cuidado e de responsabilidade para com eles a fim de que possam continuar a ser e a evoluir.
Por vezes, sinto que é desse respeito profundo e verdadeiro ou o poder de atribuir valor a quem o merece, que a sociedade guineense carece. Muitas vezes sem saber do que especificamente está precisando. 

Se andarmos pelas ruas de Bissau, em qualquer cidade ou aldeia da Guiné, não é raro encontrar indivíduos desesperados, secos, sem graça e quase sem vida... Olhando uns aos outros como meros indivíduos, como meros agentes comerciais, como meros clientes, e não mais como humanos. 
Uma situação que dá muita pena e de deitar lágrimas... Onde o grito de socorro convém a todos nós especialmente aos que têm meios que consegue atingir grande distancia. 
O verdadeiro e grandioso espírito humano é aquele que se importa sim, com a situação alheia. Aquele que compreende que o grande mal da humanidade é a IGNORÂNCIA e a partir deste discernimento, passa a olhar os outros como irmãos menores, ou como um pai que cuida zelosamente de seus filhos, aturando sua “inconsciência”, com a paciência digna e valorosa de um verdadeiro pai.

Essa citação traduz bem o que estou querendo dizer... Ou seja, um verdadeiro ser humano, é aquele que tem em conta toda a humanidade no coração. Pensa nas pessoas e em como ajudá-las a viver melhor. 
A compreensão e a tolerância  é muitas vezes denominada de covardia, ou medo e, sobretudo, tremor, cuja verdade depara-se com aqueles que sabem ou entendem a inferioridade de um irmão ignorante. 

Os desrespeito que existem são muitos e a vergonha nem se fala... É preciso que os dirigentes  ajudem as pessoas serem respeitadas dentro e fora do país,  perante as suas participações em diversas congregações sociais. 
Porque a sabedoria se manifesta naqueles que buscam em si mesmos a causa primeira das coisas e resolve-las passivamente com inteligência, mas não admirar aqueles que atiram pedras em qualquer pessoa que lhe possa passar em frente… Porque o percurso da vida é como o caminhar diário dos carros na autoestrada, passa em frente quem dispõe do carro com maior calibre e sem que o ultrapassado leva de mal nem sentir ofendido.
O respeito mútuo elimina a competição belicoso e, uni as pessoas em torno de nada mais do que uma única guerra para a sobrevivência que essa realidade natural nos impõe.
Porque na verdade, ninguém consegue sobreviver tendo como metodologia os conflitos, com uso da força física ou com o poder de armas na arrogância de querer dominar tudo. 

O respeito mútuo é sentir que todos precisam uns dos outros, nas suas fraquezas, nos seus sucessos; e, porque não dizer no seu nível evolutivo dentro dos conhecimentos do verdadeiro caminho de amor, de felicidade e de encanto. 

Queridos irmãos e caros compatriotas
O indispensável é, resgatar os inocentes nas suas ignorâncias do bem que de certeza hoje ainda podemos alcançar, preparando-os de formas em que possam compreender mais cedo, ou mais tarde, não é com violência que se combate a violência. Pelo contrario, a violência é combatida com a implantação da bondade, da resignação e da humildade… 
Assim ao sabermos das deficiências dos outros, tentemos logo educa-los para que eles também passem a ter consciência e de  plantar as sementes da compreensão naqueles que alimentam o orgulho e a vaidade como símbolos de glória e de engrandecimento.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público