segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Xanana Gusmão disse que ONU não está a gastar fundos suficientes na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, afirmou, num discurso a que a Lusa teve hoje acesso, que as Nações Unidas não estão a gastar fundos suficientes na Guiné-Bissau ao contrário do que aconteceu em Timor-Leste, onde se gastaram "demasiados".

"Saí da Guiné-Bissau com a impressão que as Nações Unidas estão a cometer o erro contrário ao que cometeram em Timor-Leste. Ao passo que em Timor-Leste se gastaram demasiados fundos, na Guiné-Bissau não estão a ser gastos fundos suficientes", afirmou Xanana Gusmão.
O primeiro-ministro timorense realizou no início do mês uma visita de trabalho à Guiné-Bissau como presidente do G7+, organização criada em abril de 2011 que reúne 18 Estados-membros, entre os quais Timor-Leste e Guiné-Bissau, e que defende reformas no modo como a comunidade internacional apoia os países frágeis ou em situação de pós-conflito.
"Isso torna a missão do representante do secretário-geral da ONU, o meu querido irmão Dr. José Ramos-Horta, deveras difícil", disse.

Durante a visita de Xanana Gusmão à Guiné-Bissau foi assinada uma declaração de princípios onde todos os setores do país manifestaram total empenho na restauração da ordem constitucional e apelam à comunidade internacional para reconsiderar as sanções com o objetivo de se iniciar o registo eleitoral credível o mais rapidamente possível.

"A intenção é ter este registo concluído até final do presente ano, de modo a permitir a realização de eleições em finais de Fevereiro de 2014", disse Xanana Gusmão, salientando que são precisos cinco milhões de dólares para preparar o registo eleitoral.

O primeiro-ministro timorense informou também os presentes que Timor-Leste já contribuiu com um milhão de dólares.

"Acredito que com um fundo gerido pelo PNUD (Programa da ONU para o Desenvolvimento) e apoiado por Timor-Leste podemos pelo menos dar início a este processo vital para garantir eleições justas e credíveis", sublinhou.
Lusa - 21 de Outubro de 2013

1 comentário:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público