domingo, 3 de novembro de 2013

A RESPONSABILIDADE É DE TODOS

Entendimento paciente, vida harmoniosa, solidariedade mutua, trabalho sério com determinação e competência, nunca seremos vencidos nem desrespeitados... Porque temos um potencial recurso enriquecedor, começando pelos recursos humanos de qualidade, nosso mosaico cultural, humildade e o sofrimento.

Num longo tempo em que os recursos naturais estão a espera que a Guiné-Bissau seja governada para que esse valor se transforme em provas evidentes de desenvolvimento pondo de lado e de longe as carências o congestionamento politico e de alegremente todo o guineense possa orgulhar-se de si mesmo.
Quando falo de governação ou que o país seja governada, salvaguardo histórias registadas e os contextos passados, cujo o país conheceu vários mandamentos... Ou seja, cenários diferenciados "Mandar e governar" duas coisas diferentes... Entende-se.

De uma ou de outra forma, o país tem que chegar a mais umas eleições para transformar essa longa transição numa normalidade constitucional desejada.  Onde toda a esperança nasce ou renasce... Onde cada filho possa participar na rectificação dos erros passados, onde a competência e o valor de patriotismo seja a primeira escolha para responder com muita capacidade os próximos desafios.

Esses desafios que não devem ser dirigidos com "mandamentos" nem de guerras para poder, mas sim com "governação", civismo e de desempenhos respeitando as leis consagrados na democracia.

Nada de sobressaltos porque essa vida e o valor de sossego custa muito... Enquanto que esse hábito de "quem manda sou eu" traduz-se em desejos de viver em saltos, o que acaba de complicar quem salta e os saltados.

Mesmo em situações normais, legais e respeitadas, quem já vai voando alto, comece primeiro olhar para o céu para poder subir os degraus da vida, sem pressa e com atenção, lembrando sempre de que cada passo mais alto do chão se transforma num maior perigo de queda repentina.
Por isso, é tão importante viver saboreando as descobertas de cada degrau que conseguirmos atingir, cada um ao seu tempo com realidade, segurança e não de meras ilusões.

Queridos irmãos e caros compatriotas.
A cada dia que fomos vivendo mais a a realidade nos trás experiências inéditas, mas também convencidos de que o desperdício da vida está na atenção que damos a pessoas que vestem máscaras e se apresentam como boazinhas amorosas mas  carentes...
Seja como for "é preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas obrigações", porque essa vida é sempre vivida com luta contra as derrotas que nos travam os caminhos da vitoria.
Com vitória ou com derrota é com os recursos que dispomos é que temos de enfrentar os grandes desafios que havemos de ultrapassar um dia. Esses recursos somos todos nós os guineenses cabendo a cada um nós sua a cota parte de responsabilidade de participar abertamente com vontade, convicção e muito determinado de que a Guiné-Bissau é bem possível.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público