quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Líder islâmico insta a trabalho contra tráfico de crianças

O presidente da UNI falou à agência Lusa em reação aos casos de crianças intercetadas quando estavam a ser levadas para alegadas escolas do Corão (livro litúrgico islâmico) em países vizinhos, mas que na realidade acabam na mendicidade ou exploradas noutras atividades.

Na quarta-feira, a polícia de Gabú (cidade do interior Leste da Guiné-Bissau) deteve quatro indivíduos que estavam a tentar levar 15 crianças guineenses para o Senegal.

O caso deu-se no setor de Pirada (zona da fronteira com o Senegal) e os implicados aguardam por uma decisão do Ministério Público, enquanto as crianças serão devolvidas aos respetivos pais e mestres corânicos.

Estes terão que assinar um documento em tribunal a prometer que não voltarão a tentar transportar crianças para o Senegal ou para outro país.

Juanita Teixeira, presidente da Associação dos Amigos das Crianças (AMIC) de Gabú, disse à Lusa que o tráfico de menores tem vindo a crescer nos últimos tempos no leste do país.

Mas o problema emerge noutras regiões: situação semelhante aconteceu a 14 de novembro, em Buba, quando a Guarda Nacional resgatou 61 crianças que estavam a ser levadas para a Gâmbia, à fome e em compartimentos de carga.

Embora o ensino corânico seja a justificação para os angariadores convencerem os pais a largarem os filhos, Bubacar Djaló afirma que o tráfico de menores não pode ser associado à necessidade dos ensinamentos religiosos.

"O Islão desaprova qualquer situação de castigo às crianças, quanto mais a mendicidade", afirmou o imã, sublinhando que a Guiné-Bissau "tem gente capaz e suficiente" para ensinar o Corão às crianças.

O líder muçulmano propõe que "ao invés de se gastar dinheiro" no combate e na vigilância àqueles que tentam levar as crianças para países vizinhos, sejam criadas escolas e centros de acolhimento que seriam entregues aos imãs.

"Todas as tabancas [aldeias] do nosso país têm um imã e estes, em colaboração com os régulos [autoridades tradicionais] podiam perfeitamente controlar esses centros corânicos", defendeu Bubacar Djaló.

Os parceiros internacionais e o Governo podiam pagar a esses professores e ainda fornecer géneros alimentícios para as crianças, acrescentou o presidente da UNI, para quem, com esta estratégia, "em três, quatro anos" o fenómeno do tráfico de crianças acabaria na Guiné-Bissau.

Para Bubacar Djaló, o tráfico de crianças sob pretexto do ensino do Corão não vai terminar apenas com a aplicação da lei que o pune.

"A lei existe de facto, mas devido ao desconhecimento e à pobreza, muitos mestres corânicos continuam a levar crianças para países vizinhos", concluiu Djaló.
Lusa - 26 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público