terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mais de 30 mulheres detidas pela POP em Catio

O Comissariado da Polícia de Ordem Pública (POP) em Catio deteve, na passada semana, 31 mulheres suspeitas da morte de outra mulher, que o grupo acusa de prática de feiticeira na povoação de Cadique Mbetna, região de Tombali, sul do país.

A informação foi avançada à PNN por uma fonte das autoridades policiais da Guiné-Bissau, citando o Comando da Província Sul, Divisão de Catio.

De acordo com a mesma fonte, a vítima Bitchete Na Sanha, com 46 anos de idade, foi espancada pelas suas colegas devido à acusação de prática diabólica contra uma pessoa que estava doente e que acabou por não resistir, tendo falecido a 14 de Novembro.

O processo relativo a este grupo de mulheres já foi remetido para o Tribunal regional de Tombali, tendo a instância judicial iniciado, esta segunda-feira, 18 de Novembro, a audição das suspeitas. Bitchete Na Sanha era casada e tinha cinco filhos. 

Além desta situação, as forças da ordem de Catio também têm em mãos o caso de outras cinco pessoas, que terão confiscado 16 cabeças de gado bovino, seis cabeças de gado suíno e cinco cabeças de gado caprino, além dos outros bens materiais na povoação de Cafal, região de Tombali, sul da Guiné-Bissau.

Em causa está, segundo a fonte da PNN, uma acção de vingança contra o roubo de uma cabeça de bovino, registado por um habitante de outra tabanca vizinha.

A região de Tombali é a zona com maior frequência de acusação de práticas de feitiçaria, casamentos forçados e precoces e furtos de gado bovino.
PNN - 18 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público