terça-feira, 19 de novembro de 2013

ONU aplaude remarcação da data das eleições Gerais na Guiné-Bissau

O Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBOS), José Ramos-Horta, aplaudiu, esta segunda-feira, 18 de Novembro, a remarcação da data das eleições Gerais, agora agendadas para 16 de Março.

«Aplaudimos, e aplaudo o discurso do Presidente de transição que parece reflectir total determinação da sua parte, em cumprir com todo o rigor o calendário para que as eleições sejam realizadas em Março, como foi anunciado na semana passa pelo Chefe de Estado de transição», disse Ramos-Horta.

O Representante Especial do Secretario Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau fez estas declarações à PNN depois de ter participado na sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Popular
(ANP), na qual estiveram presentes alguns embaixadores acreditados em Bissau e o Representante da União Africana, Ovídio Pequeno.

Em relação à sessão da ANP que hoje teve inicio, Ramos-Horta disse que tem havido muita impunidade na Guiné-Bissau, sublinhando que um eventual projecto de lei de amnistia tem que ter em conta o impacto na percepção da sociedade. 

«Têm havido tantos atropelos à vida humana, à dignidade do ser humano na Guiné-Bissau, por isso um eventual projecto de lei de amnistia deve ter em conta o impacto na percepção da sociedade guineense em relação ao compromisso do órgão de soberania perante a justiça e perante a necessidade de luta contra a impunidade», advertiu Ramos-Horta.

De recordar que, em Setembro, tanto a ONU como outros organismos internacionais sediados no país se posicionaram contra violação dos direitos humanos na Guiné-Bissau, chamando a atenção para que a comunidade internacional possa adoptar sanções contra o país, caso persistam estes actos de atrocidade contra os princípios de liberdade e dos direitos humanos.
PNN - 18 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público