sábado, 25 de janeiro de 2014

Guiné-Bissau necessita de uma «liderança política comprometida com o progresso»

O Representante Permanente do Brasil nas Nações Unidas e Presidente do Grupo Encarregue da Guiné-Bissau junto da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz, António Patriota, afirmou a necessidade de uma «liderança política comprometida com o progresso para o desenvolvimento da Guiné-Bissau».

Em conferência de imprensa onde fez o balanço da sua visita de quatro dias ao país, António Patriota sublinhou que existem elementos para o progresso da Guiné-Bissau, desde os seus recursos naturais até à exportação de produtos naturais para o estrangeiro. 

«É um país que tem os seus vizinhos, hoje, também comprometidos com o seu desenvolvimento, onde se observam regimes democráticos empenhados no progresso do seu desenvolvimento», referiu o diplomata brasileiro.

Em relação ao processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau, Patriota disse ter sido informado por parte do Governo de transição, através do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), acerca dos trabalhos «acelerados» de recenseamento de forma a manter a data de 16 de Março para a ida às urnas. O Representante Permanente do Brasil na ONU informou que esta é também a posição da Comunidade Internacional.

Interrogado sobre um possível prolongamento do período de recenseamento eleitoral, António Patriota disse que o assunto compete às autoridades de transição, por consenso nacional entre as partes.

O diplomata destacou ainda que a cooperação entre a Guiné-Bissau e a comunidade internacional será retomada após as eleições, em várias áreas, de entre as quais mencionou o fortalecimento das capacidades institucionais, dos direitos civis, a melhoria das infraestruturas e da economia. 

«Reitero que o fundamental neste momento é o restabelecimento da ordem constitucional através do processo eleitoral, para que a cooperação internacional possa ser retomada dentro do esperado», informou António Patriota, destacando ainda o papel da Mulher guineense no rendimento da economia do país e na sua agenda de promoção da igualdade de género.

Nesta conferência de imprensa participaram o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, o Representante da União Europeia e o Embaixador da França na Guiné-Bissau.
PNN - 24 de Janeiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público