quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Iaia Djaló é candidato à presidência da Guiné-Bissau

Iaia Djaló
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e líder do Partido da Nova Democracia (PND), Iaia Djaló, vai ser candidato à presidência do país, disse hoje o próprio.

Quarto classificado nas últimas eleições "válidas" na Guiné-Bissau, realizadas em 2009, Iaia Djaló afirmou que "é o candidato natural" para a presidência guineense indicado pelo PND, que criou em Maio de 2006, depois de sair do Partido da Renovação Social (PRS).

A Guiné-Bissau realizou eleições presidenciais em Março de 2012, mas apenas a primeira volta, já que um golpe de Estado militar interrompeu o processo a um dia do início da campanha eleitoral para a segunda volta.

Falando das suas motivações para a presidência da Guiné-Bissau, Iaia Djaló referiu que com a desistência das disputas eleitorais manifestada por Kumba Ialá, passa a contar com "caminho livre" para ser eleito novo chefe de Estado guineense.

"Tenho adversários nas próximas eleições, mas não tenho concorrente direto", afirmou Iaia Djaló, até recentemente diretor-geral do Instituto Nacional da Segurança Social.

Questionado sobre o andamento do recenseamento eleitoral, que tem sido bastante contestado pela classe política e sociedade civil, o líder do PND admitiu "alguma lentidão", mas afirmou que o processo "vai correr bem".

Iaia Djaló disse acreditar que com a entrada em funcionamento de novos equipamentos eletrónicos vindos da Nigéria vai ser possível recensear "maior número" de potenciais eleitores e até 31 de janeiro serão registados muitos guineenses.

A Guiné-Bissau realiza eleições gerais (legislativas e presidenciais) a 16 de Março.

Além de Iaia Djaló, já se perfilaram como candidatos à presidência da Guiné-Bissau Paulo Gomes, Tcherno Djaló, Fernando Jorge d`Almada, Nuno Gomes Nabian e Hélder Vaz.

O primeiro-ministro deposto no golpe de Estado militar de abril de 2012, Carlos Gomes Júnior, exilado em Portugal, também anunciou a sua candidatura.
RTP Noticias 08 de Janeiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público