domingo, 9 de fevereiro de 2014

VIVER É UMA RESPONSABILIDADE

A vida humana é algo importante...Viver embora envolvida de risco constante mas precisa de muita calma, cuidado com as leis da natureza e um respeito profundo dos direitos alheios.

Esse cuidado e essa calma necessária é que nos ajuda catalisar o respeito preciso aos direitos que outros também têm principalmente para viverem.
Daí, cabe a cada um ser humano a cota responsabilidade dos seus afazeres enquanto pessoa viva e enquanto personalidade individual necessária e prestável.

Esse cuidado, essa calma e esse respeito, parte principalmente na poupança da vida humana sem perseguição e liberdade em tudo o que é do direito básico para uma vivência razoável
Não existe lei que contrapõe o direito a vida ou de um ser humano viver de maneira aceitável...

A vida é uma responsabilidade, a qual inicia com a nossa nascença e a cada etapa de vida ou da idade que atingirmos cresce a nossa maturidade deixando ideias de consolidação da nossa idoneidade e ganho de maior responsabilidade nos aspetos gerais dos nossos procedimentos e dos nossos afazeres.

Por isso, um ser humano está sempre carregada de responsabilidades.. Partindo daquilo que fazemos bem ou mal, daquilo que devíamos fazer e que não fizemos e do que impedimos outros a fazerem. Pelo que se pode constatar que a responsabilidade é uma coisa que todos temos de uma ou de outra forma, independentemente da nossa vontade... A diferença está na nossa idoneidade em sermos ou não responsáveis. Porque encarregar-se de responsabilidade é uma coisa, mas ser idónea e responsável é outra. Citando como exemplo, nem sempre assumir um cargo publico é sinónimo de ser idóneo e responsável... O que até convinha ser porque ao ser responsabilizado de algo comum ou publico, a sua importância de ação e de empenho deve ser outra, porque a sua avaliação deixa de ser uma coisa simples já que os cuidados que se deves ter transpõe a pessoa única ou de uma só família.

De tanta responsabilidade que temos e a nossa curta estada neste mundo rumo a eternidade, são exemplos convincentes de que as lições que devemos ensinar e as instruções que devemos deixar as gerações sucessores é de que o sucesso acompanha quem assume a responsabilidade com honestidade empenho e dedicação, na base de uma bondade e compreensão das nossas diferenças... Nesta vida temos que fazer bem o melhor que podemos pois é uma sagrada responsabilidade humana.

Nossas atitudes escrevem nosso destino. Nós somos responsáveis pela vida que temos. Culpar os outros pelo que nos acontece é cultivar a ilusão. A aprendizagem é nossa e ninguém poderá fazê-la por nós, assim como nós não poderemos fazer pelos outros. Quanto mais depressa aprendermos isso, menos sofreremos.
Democracia e responsabilidade

“Não há nenhum exagero em dizer que a sociedade democrática está fundada sobre uma espécie de fé: a convicção de que cada cidadão é capaz de assumir e assume inteira responsabilidade política.

Tudo o que nos acontece é responsabilidade nossa, tanto a parte boa quanto a parte má da nossa história, salvo fatalidades do destino e abandonos sociais. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo, ao contrário daqueles que apenas viram uns chatos. Portanto, fazer nossa parte é o mínimo que se espera a cada um para o bem da Guiné-Bissau.
Engana-se quem pensa que a política é responsabilidade somente de quem se intitula político! Ao Contrario, se todos exercessem a política com ato de ideologia, seria uma das ciências mais funcionais de todos os tempos.

Há sempre duas escolhas na vida: aceitar as condições em que vivemos, ou assumir a responsabilidade de mudá-las... E isso cabe a todos nós e a cada um de nós... Porque se o político fizer uma política com responsabilidade e profissionalismo, honrará a crença do povo que lhe conferiu o direito de procurar soluções aos seus problemas, mas no computo geral todo o cidadão tem o direito de fazer com que o seu país funcione bem, seja com esse ou com aquele politico, o mais importante é defender as ideias e não as pessoas. 

Como seria bom se a nossa vida de todos fosse aplainada com amor, com responsabilidade, com capacidade para acertar e com dignidade para reconhecer os erros... De certeza não teríamos sofrimento sim, não teríamos disputas sim, mas sim  teríamos consensos para chegarmos sempre num acordo.

Eu acredito que não existe idade para se inspirar uma ideia e de fazer as coisas, desde que haja interesse e vontade suficiente ou condições para isso...
Eu sou da opinião que haja sempre a responsabilidade para assumir as consequências do que falamos, mas para que isto não nos sirva de barreira de ficarmos calados...
Haja sempre cuidado em cometer erros graves, mas que isso não nos sirva de barreiras para não trabalhar...
Haja sempre ponderação nos nossos atos, mas para que isso não nos sirva de barreiras para não agirmos...
Tudo em cumprimento de assumir as responsabilidades como idóneas e responsáveis, porque só cabe a nós a obrigação de cimentar alicerces do nosso bem e dos que chegam depois.
Samba Bari

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público