sábado, 19 de abril de 2014

União Africana promete levantar sanções contra a Guiné-Bissau

A União Africana (UA) manifestou a sua intenção de levantar as sanções impostas à Guiné-Bisau no termo das eleições presidenciais cuja primeira volta realizada domingo foi saudada pela organização africana.

O Conselho de Paz e Segurança da UA (CPS) declarou quarta-feira que as sanções serão levantadas após a escolha de um Presidente eleito democraticamente, no fim do processo eleitoral em curso no país.

"Estas eleições constituem um teste e o último obstáculo a ultrapassar para os bissau-guineenses. Se houver um vencedor destas eleições, o Conselho vai reunir-se para examinar os resultados e adotar uma posição oficial", declarou o embaixador Paul Lolo Bolus, presidente do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

O embaixador da Nigéria na UA, que garante também a presidência do Conselho de Segurança, afirmou que "se um vencedor emergir no termo destas eleições na primeira volta ou na segunda volta, o Conselho aceitará por consequência que as exigências constitucionais contra a Guiné-Bissau foram satisfeitas e, se a ordem constitucional for estabelecida, a Guiné-Bissau poderá retomar o seu lugar no concerto dos países da União Africana".

Para esta primeira volta, o candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), José Mário Vaz, obteve 40,98 porcento dos votos, contra 25,14 porcento para o Independente, Nuno Gomes Nabium, anunciou-se depois da contagem dos votos.

"O processo eleitoral apenas é um passo. Reformas consideráveis devem ser empreendidas para dar à Guiné-Bissau o lugar que merece e, por isso, o país necessita do apoio da região e dos parceiros internacionais", acrescentou o enviado da UA.

O país dirige-se para uma segunda volta das eleições após a primeira julgada "satisfatória, transparente e equitativa". "Esperamos que a Guiné saia de maneira triunfal destas eleições, o país realizou no passado eleições com êxito mas o problema foi sempre a gestão do pós-eleições e dos resultados. Esperamos que desta vez seja as coisas sejam boas", acrescentou o embaixador.
Lusa - 18 de Abril de 2014

1 comentário:

  1. A uniao africana nunca aplicou sançoes contra os golpistas e que sançoes vao levantar?

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público