sábado, 12 de abril de 2014

 CEDEAO teme problemas com a aceitação dos resultados das eleições de amanha

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) teme problemas com a aceitação dos resultados das eleições gerais na Guiné-Bissau, referiu Kabiné Komara, dirigente da missão de observação eleitoral.

Kabiné Komara é antigo primeiro-ministro da Guiné-Conacri, que integra numa equipa de 200 observadores dos restantes 14 países da CEDEAO que estão na Guiné-Bissau.


"O problema deste país não reside na organização ou preparação das eleições, mas antes na aceitação dos resultados", disse Kabiné Komara quando falava a comitiva dos observadores preparados a se repartirem para as oito regiões da Guiné-Bissau onde foram colocados.

Por sua vez, Amos Sawyer, chefe da missão e antigo presidente interino da Libéria, defendeu que a missão de observação que se desdobra no terreno deve trabalhar "de forma afincada" para honrar o nome e as instituições da CEDEAO.

Mais contundentes foram as palavras de Assane Seibou, chefe dos observadores de longo prazo, que pediu que o trabalho seja desenvolvido no sentido de "demonstrar que a CEDEAO está no seu território" perante as outras missões de observação eleitoral.

O responsável disse serem mesmo cruciais as eleições de domingo para a Guiné-Bissau pelo que, notou, os observadores da organização sub-regional devem demonstrar fraternidade para com os guineenses "na cidade e nas aldeias". Sublinhando que no passado, CEDEAO foi acusada de mandar observadores apenas 48 horas antes da votação, partindo dias depois, para mudar essa imagem, a organização decidiu "mandar uma equipa forte" com muitos meses de antecedência, observou Seibou.

Para terminar, Assane Seibou tranquilizou os observadores sobre as condições de segurança no país e ainda sobre a ausência de "quaisquer sinais" do vírus de Ébola na Guiné-Bissau, apesar da proximidade da fronteira com a Guiné-Conacri onde a doença já fez várias vítimas mortais.
Radio Jovem 12 de Abril de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público