domingo, 20 de abril de 2014

COLABOREMOS NO SENSO DE BOA MUDANÇA Clica e oiça mensagem interessante

Quando se fala do analfabetismo a estatística realça o índice do povo guineense de maneira considerável... Mas quando se  trata de humildade o guineense está bem presente no campo da boa convivência...
Quando se fala da educação, pronuncia-se a carrência de condições e a baixa frequência do povo em contagem desejada e ainda com pobreza, miséria e a falta de tudo... Mas felizmente nada nos tirou a consistencia do povo no seu posicionamento cada vez mais digno perante comportamento educado e de acatar com ordem e disciplina os ensinamentos da vida moderna no cumprimento do seu dever.

Sem surpresas, pois é conhecido o comportamento do povo guineense a cada vez que for chamado para pronunciar em voz gesticulado ou de expressar a sua vontade nas urnas, sempre fe-lo com realçado civismo e disciplina, mas desta vez, sublinha-se a expressiva taxa de participação.

Afinal esse afamado povo analfabeto tem um carater nato de reagir em cada momento importante da sua vida em que o mundo lhe concentra as atenções o cuidado de deixar exemplo que a história regista nos seus arquivos. Pelo menos, deixa lições de comportamento e de responsabilidade, que cada cidadão deve copiar no desempenho do seu dever, do seu cargo ou da sua responsabilidade.

Um povo que pouco ou nada se usufrui em termos de direito mas que cumpre muito do que deve na base de imensa dificuldade e sacrifício, mas nunca boicota nem reclama com desordem... Esse povo merece muito respeito e atenção.

Vê-se que esse povo vive com muita euforia de mudança, participa de maneira elogiada nos processos de mudança mas cada vez desiludido com esperança adiada... É esse povo que se compõe a Guiné-Bissau...
É esse povo que embora composto de analfabetos na grande maioria, mas em parte que lhes cabe, conseguem dar lição da democracia.
Porque sempre conseguiram demonstrar com credito vontade e empenho de que numa eleição cada eleitor expressa-se com um voto, cada voto serve para escolher uma candidatura sendo que um candidato só é eleito mediante soma numerica superior de votos que optaram pelo projecto politico de uma da candidatura.

Mas antes das urnas, respeitosamente esse povo cumpri responder o apelo das campanhas, junta-se na divulgação dos projetos políticos, concentra-se nos comicios para ouvir os discursos e as propagandas da campanha.
Assim fez para depois dirigir nas urnas acudindo em massa para repartir os mandatos no parlamento e passar para segunda volta a decisão final de quem será atribuido a cadeira da presidencia de republica

Esse contributo popular merece apoio de cada politico e não só, para que a República da Guiné-Bissau consiga sair a ganhar nesse processo. Um ganho que começa na contenção das emoções, de convivencia fraternal entre os politicos, no saber reconhecer a derrota perante um amadurecimento de que o execício de qualquer cargo público é tambem um simples cumprimento do dever cívico.

Uma ideia que deve ser vincada no meio dos que optaram a politica para se ocuparem na vida é de que o exercício do cargo publico serve de uma ocupação temporaria para  cumprir um dever como cidadão e não como uma profissão ou de tudo ou nada na vida.

Porque para fazer a politica e ser um bom politico é importante ter profissão própria por além da politica. Ter meios própios de sobrevivencia independentemente de ter ou não um cargo publico, porque...
Só assim torna irrelevante ganhar ou perder uma eleição...
Só assim torna marcante uma  concentração séria na administração da vitoria eleitoral ou...
Só assim torna facil conformar-se passivamente com uma derrota eleitoral.

Agora um cidadão que ao militar na politica começa a pensar acordado somente no mandato ou em cargo público, dorme sonhando somente com mandato ou em cargo publico, dificilmente enfrenta um embate eleitoral onde se assume como justo perdedor

Mas se a Republica da Guiné-Bissau é um país da nossa preocupação conjunta, é muito importante que estejamos a pensar na preservação do seu bom nome

Não se trata aqui de pôr em causa qualquer legalidade no direito de essa ou daquela contestação, simplesmente pede-se a aplicação do moral e do princípio de autonomia privada para preservar a imagem da República da Guiné-Bissau. 

Porque  custa acreditar que algum flash de alarme consiga comprometer o processo bem encaminhado...  ou consiga  ter êxito nos locais recorrentes, ou consiga acolher aplausos entre vários comentadores políticos... Simplesmente poderá deixar o país outra vez em desconfianças e num mau olhar na visão dos nossos parceiros da comunidade internacional, o que é muito mau para todos nós.

Assim sendo, Vale a pena repensarmos todos os dias nas oportunidades desperdiçadas, que tanto lutamos e muitos perderam a vida,  mas que se vai adiando a cada dia... Por isso, vamos todos desendurecer os nossos corações e tentemos abrir mais as nossas mentes, para que os nossos pensamentos possam brotar a bondade, a irmandade, a clareza e a confiança nos nossos tratos.
Desejando que nenhum guineense desista nessa luta difícil mas possível, porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido.. Essa esperança que é a nossa aliada de sempre para nos libertar de medo e de orgulho por excesso."
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público