quinta-feira, 1 de maio de 2014

Comando Conjunto destaca «profissionalismo» dos seus agentes

O porta-voz do Comando Conjunto criado pelo Governo de transição para assegurar o processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau destacou a forma como os elementos se comportaram durante a primeira volta das eleições Gerais, que decorreu a 13 de Abril.

«Temos constatado com satisfação um nível elevado de profissionalismo e disciplina durante a primeira volta, queremos igualmente apelar ao maior sacrifício, ponderação, disciplina e imparcialidade durante esta segunda volta», disse o porta-voz do Comando Conjunto à PNN durante uma conferência de imprensa esta quarta-feira, 30 de Abril, em Bissau.

Samuel Fernandes sublinhou ainda que o povo guineense, assim como a comunidade internacional, esperam pelo fim do presente processo eleitoral para que todos possam exercer o seu direito cívico de forma livre e sem nenhuma pressão.

O oficial da Guarda Nacional informou que algumas pessoas de nacionalidade estrangeira que actuavam à mão armada nos diferentes bairros de Bissau foram detidas, realçou uma situação de sequestro de cidadãos estrangeiros por parte dos seus conterrâneos e ainda a apreensão de mais de duas dezenas de viaturas, algumas sem chapa de identificação ou qualquer documento.

Interrogado sobre o transporte das urnas de votos sem elementos de segurança durante a primeira volta, em algumas localidades do interior do país, Samuel Fernandes disse que a situação se deveu à falta de meios de transporte para colocar os seus agentes no terreno, tendo informado que esta realidade já foi comunicada ao Governo de transição e à Comissão Nacional de Eleições (CNE) no sentido de ser resolvida na segunda volta.

Sobre a campanha eleitoral para segunda volta, que tem início a 2 de Maio, o responsável referiu que todos os seus efectivos desde a Polícia de Ordem Pública, Guarda Nacional, Polícia Judiciária, Interpol, Unidade de Combate a Crimes Transnacionais, força de reserva das Forças Armadas e a ECOMIB, vão estar novamente no terreno para acompanhar os dois candidatos finalistas deste pleito.

O encontro serviu ainda para lembrar que foi reforçada a segurança junto das residências dos candidatos José Mário Vaz e Nuno Nabiam, um reforço apoiado pela ECOMIB em Bissau.
PNN 30 de Maio de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público