quinta-feira, 1 de maio de 2014

Qualificação, formação e capacitação da Nação
Ideias para reflexão
Temos consciência de quais são as prioridades do País, e também do novo governo, e que as mesmas deverão passar pela segurança e sustentabilidade alimentar, retoma e reforço da cooperação internacional, reformas setoriais, nomeadamente nas áreas de justiça, segurança e defesa, investimento em setores estratégicos,nomeadamente economia, energia, água e transportes, em áreas sociais integradas que reportam à educação, saúde e ação social, bem como a regularização de salários dos agentes da administração pública e o funcionamento do aparelho Estado em toda a sua dimensão.


No entanto, o assunto que ora alocamos à presente reflexão não é somenos importante face a atual situação do País e a necessidade da sua capacitação e qualificação, permitindo dessa forma responder às questões previamente levantadas.

Ora, a formação enquanto qualificação de recursos humanos é uma das melhores ferramentas para o ajustamento das velas de um povo, pois é na formação que estáa chave doaperfeiçoamento e desenvolvimento de uma sociedade.
                                                               
A maior parte das vezes que ouvimos palavras como “Formação” ou “Qualificação”estas referem-se à dimensão individual. Porém, a formação não é apenas uma ferramenta pessoal: trata-sesobretudo de um mecanismo para a evolução dos povos e das sociedades.

Os povos que se querem evoluídos, que pretendem reforçar-se internamente, não podem menosprezar nem o valor da educação nem a relevância da formação, entendida aqui como a qualificação de quadros e agentes do processo de desenvolvimento.

É certo que cada um de nós procura valorizar-se como forma de aceder a condições pessoais e sociais que nos elevem, mas é a própria sociedade que se constrói e reforça com o sucesso dos seus indivíduos.Na governação, no mundo empresarial, nas atividades extrativas e transformadoras, no turismo ou no mundo académico, a qualificação é aquilo que separa o modesto amadorismodo arrojado desenvolvimento de um país.

Em países desenvolvidos, onde existe uma forte vocação de ensino, investigação e formação, os exemplos vêm da esfera empresarial. É aí que surgem as modas, as técnicas e os aperfeiçoamentos. Porém, nos restantes países que se querem modernizar, os exemplos vêm geralmente da componente política, melhor ainda, das opções da governação. Ou seja, são os atores políticos que marcam o padrão.

Tal como esses países, a Guiné-Bissau não foge à regra, nem os seus atores políticos. Aliás, existe uma forte componente de afirmação políticas nesse sentido que urge ter em consideração no aspeto social do País.

E formação porquê?

Porque formação é sinónimo de rigor e qualidade na ação. É essa ação qualificada que faz a diferença entre ambientes estagnados e ambientes em constante evolução.Nasce aí o exemplo político que se repercute nos sectores produtivos e sociais, criando e alimentando uma escola de valorização, sustentada na busca do sucesso.

A formação deve ser estimuladora do intelecto mas deve também moldar a personalidade, tornando os indivíduos mais capacitados, confiantes e mobilizados. Esse é um resultado que urge procurar porque nele se reflete a evolução da sociedade, neste caso a sociedade guineense, como um todo.

Os desafios atuais, políticos e não só, obrigam a uma constante adaptação às novas realidades. Nesse quadro, é essencial que a formação desenvolva numa base de continuidade e articulação com as estratégias nacionais, sejam elas políticas, sociais ou empresariais.

A título de exemplo, referimos a uma das metáforas mais interessantes do comportamento humano, perante a adversidade fala-nos de um barco à vela que enfrenta a circunstância de pararem alto-mar porque os ventos mudaram.A pergunta que se coloca é quase óbvia: como devemos reagir? 1) Há o pessimista que se afunda na depressão e acha que não há nada a fazer; 2) Há o otimista que tem esperança e espera que o vento mude. Devemos seguir o exemplo de qual deles?

Se analisarmos bem, o primeiro nunca sairá do mesmo sítio, vendo piorar cada vez mais a sua situação até ao desaire absoluto. O segundo coloca-se na mão dos elementos e de condições externas, não sendo nunca senhor do seu destino.

Não devemos seguir nem um nem o outro! Devemos reagir como o realista: aquele que ajusta as velas de forma a adaptá-las à nova direção do vento. Esse mudou o seu presente, olhando de frente para o seu futuro.

Tal como o realista, os bons povos têm sempre na mão a solução para os seus problemas. Possuindo o mais valioso dos recursos – as pessoas – os bons povos só têm de ajustar as velas e seguir com os ventos mais favoráveis.A formação enquanto qualificação de recursos de humanos é uma das melhores ferramentas para o ajustamento das velas de um povo.

Esta breve introdução é importante para definir, enquadrar e orientar a necessidade de capacitação dos recursos humanos que forçosamente tem de começar com amodernização do Estado, administração pública e setor privado, com forte componente na formação e qualificação dos seus agentes.

O investimento em Capital Humano e a Capacitação Institucional / Eficaz Gestão do Setor Público e GoodGovernancesó podem ser concretizados com a aposta nos domínios da Educação, Qualificação, Formação, Ciência, Ensino, Tecnologia e Inovação de modo a garantir a diminuição da Pobreza e a valorização do capital social; desenvolvimento económico e social sustentável, com crescimento e emprego;desenvolvimento territorial equilibrado das regiões e comunidadeslocais;desenvolvimento e modernização das infraestruturas nacionais.

O Estado guineense precisa modernizar-se e com ele a Nação consolidar o seu projeto democrático, mantendo estes princípios e orientar a sua ação na procura constante do efeito multiplicador da relação qualificação/formação e modernização.

Neste pressuposto, éimportante entender que não só os quadros externos são contribuintes da competência e da qualificação, mas, também, os que se encontram no terreno a desenvolver as suas competências,e em contacto permanente com a realidade local, mesmo com grandes dificuldades de exercício que lhes são inerentes e a falta de condições de trabalho, dão o seu máximo para o progresso da Nação. Isso é de incentivar, fomentar e recompensar.

Por conseguinte, a formação e qualificação não se reservam apenas ao campo técnico e/ou académico, mas também, profissionalizante e específicos das atividades que o País carece. É de todo imprescindível reforçar essa questão no seio da Nação para que se tenha em conta que o processo de transformação da sociedade para o plano de desenvolvimento e progresso requer todo este conjunto de capacidades e coloca-los ao serviço do bem-estar da comunidade.Aliás, sobre este assunto é sempre importante reviver os ensinamentos de A. Cabral como testemunho de quem sempre pautou por essa questão quando refere, no encontro de Ensalma, o seguinte:

(…) "Para aquele que era mecânico, eletricista, pescador, agricultor quando entrou na Luta, irão ser criadas condições para ele continuar a sua atividade e viver o seu estatuto de combatente da liberdade da Pátria. A nossa independência termina em Ensalma. Ela vai ser entregue à gente que virá ao nosso encontro para a assumir. Essa gente é que irá começar a cumprir o Programa Maior que é desenvolver a terra, tarefa maior e mais complicada” (…).

É sem dúvida importante ter presente os ensinamentos e com ele fazer resultar no plano nacional o verdadeiro ideal do homem e do construtor da nova democracia e valores fundamentais da Nação.

Este artigo é assinado por mim e pelo meu caro amigo e colega Paulo Colaço, um experiente e conceituado consultor/formador e analista político Português a quem agradeço a amabilidade em aceitar o meu convite para tecer algumas considerações sobre a questão ora abordada. 
Lisboa, 30 de Abril de 2014.

Luís Vicente
(Tec. Sup. Economia/Gestão/Finanças)
(Pgd. Administração e Políticas Públicas)
 Paulo Colaço
(Formador/Analista político)

(Consultor Banco de Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público